sábado, 16 de junho de 2012

Praga dos ciclistas: os buracos no asfalto não tampados

Os ciclistas da Grande Vitória e de várias cidades do Brasil com crescimento rápido são confrontados com vários problemas como a carência em ciclovia. Um problema também recurrente são os buracos no asfalto mal tampados ou simplesmente que não foram tampados.

O impacto para os carros é pequeno devido aos amortecedores que consigam compensar em geral bem esses buracos e devido a facilidade de acelerar e frear com um carro.
Enquanto isso o ciclista comum não tem suspensão, alias será que só é no Brasil que precisa-se de suspensão para se deslocar nas cidades com conforto. Eu nem falo d o desgaste das bicicletas que faz com que a manutenção das bicicleta seja muito frequente, atrapalhando muito a vida dos ciclistas. Após alguns meses de uso de bicicleta para ir trabalhar em Vitória é normal ter que revisar a tensão dos raios. Em cidades normais, esse tipo de manutenção não é feito ou muito raramente! Talvez depois de 10 anos? Em Vitória eu já cheguei a ver trincar um aro, coisa inédita para mim, Eu nunca tinha ouvido falar disso mesmo!!
Andar nas ruas de Vitória com uma bicicleta de corrida, por exemplo, se aparenta mais a uma corrida de Ciclocross com obstáculos do que uma corrida no asfalto e na verdade é bem mais desagradável. É um descaso total.


Em Vitória é fácil ver que a maioria dos problemas é encontrada em locais onde uma empresa abriu um buraco e não fechou ele corretamente. Também há casos frequente em que a empresa simplesmente não repõe asfalto nenhum, colocando terra, areia etc... É um descaso. total. Isso acontece por causa das empresas que estão fazendo muitas obras em Vitória. Vitória é um canteiro de obras que parece um campo de guerra com asfalto péssimo mas o que fazem em geral os executivos municipais? Nada!

Recentemente, porém, não foi o caso em Vitória aonde foi votado uma lei para multa as empresas nesses casos específicos. A multa é realmente pequena mais já melhorou um pouco esse descaso. O ideal seria ter uma lei um pouco mais pesada.

Por enquanto não sei se foi definido como serão aplicadas as multas... Estou no aguardo porque justamente os ciclistas sofrem muito disso...



Fonte:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/06/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/1262381-obras-em-vitoria-multa-para-quem-nao-tapar-buracos-em-48h.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário