quinta-feira, 7 de junho de 2012

Comparando rede cicloviparia de Vitória e do Rio de Janeiro

Prezados leitores, eu já tinha introduzido o conceito de densidade cicloviária numa outra postagem onde montei uma tabela mostrando os dados de densidade de ciclovias para algumas cidades Brasileiras e algumas cidades modelos do mundo.

Eu quero aqui aprofundar esse conceitos, relacionando ele diretamente com a qualidade de uma rede cicloviária. Em outros termos, a densidade cicloviária seria um parâmetro fundamental da qualidade da rede cicloviária de uma cidade. Seria um parâmetro muito mais interessante do que a extensão total da rede cicloviária. Esse parâmetro permite comparar cidade de tamanhos muito diferentes. Só vejo na imprensa aparecer a extensão total da rede cicloviária o que não indica se essa extensão é boa ou ruim porque depende da área total da cidade.
É possível por exemplo comparar duas cidades de tamanhos totalmente diferentes como Vitória, a cidade onde moro atualmente e conheço bem a rede cicloviária e Rio de Janeiro, uma cidade onde morei, conheço poucas coisas da rede cicloviária e que está sendo muito mostrada por seus investimentos em termo de ciclovias e outras coisas necessária para promover a segurança dos ciclistas que é a condição sine qua non do desenvolvimento do modal bicicleta numa cidade.

Vitória tem atualmente 28,6 km de ciclovias e uma área de 93,4 km, ou seja uma densidade cicloviária de 28,6/93,4=0,3 km por km²
Segunda a SMAC, Rio de janeiro já alcançou 235 km de ciclovia em junho de 2011, o site planeta sustentável indica somente 160 km de ciclovias em junho de 2012. Como a área do Rio de Janeiro é de 1182 km² a sua densidade cicloviária vale 235/1182=0,2 km por km² 

Usando esses valores, Vitória está a frente do Rio de Janeiro em termo de densidade de ciclovia. Porém é provável que se Vitória não intensifica a sua política de implantação de ciclovia, logo Rio de Janeiro terá uma estrutura cicloviária melhor do que Vitória.

Já postei um artigo sobre a densidade de algumas cidades. Podemos ver que em cidades onde temos uma real mobilidade dos ciclistas temos uma densidade significativamente maior do que 1 km de ciclovia por km² com Amsterdam que tem 1,8 km de ciclovia por km². Num próximo artigo vou aprofundar o conceito de densidade cicloviária. E explicar a que corresponde uma cidade  que tem 2 km de ciclovias por km², o que é mais ou menos o que uma cidade precisa ter para ser considerada amigável do ciclista.

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