quinta-feira, 7 de junho de 2012

Densidade de ciclovia como parâmetro para caraterizar rede cicloviaria

Num artigo recente, comparei as redes cicloviárias de Vitória e Rio de Janeiro. Minha conclusão foi que apesar do que vemos na imprensa, Vitória tem uma rede cicloviária melhor do que Rio de Janeiro! Devemos portanto festejar? Não! A situação dos ciclistas aqui, em Vitória, é crítica. Mas hoje, eu queria discutir a conceito de densidade cicloviária que eu uso como critério básico para comparar redes cicloviárias entre cidades.

Vamos discutir como princípio de base, cidades em que todos os locais da cidade se encontram a menos de 500 metros de uma ciclovia.

Eu vou começar a discussão, imaginando uma cidade fictícia de forma quadrada de 1km².


A imagem mostra a cidade quadrada de 1 km² e duas ciclovias em vermelho de 1 km atravessando ela de maneira a deixar cada local da cidade a menos de 500 metros de uma das ciclovias. Essa cidade contém no total 2 km de ciclovias para uma área de 1 km². A densidade é de 2 km de ciclovia por km².

Podemos considerar uma cidade quadrada de 25 km². Ela vai ser uma repetição de 25 quadrados de 1 km² (em azul).

As linhas em azul representam um quadriculado de 1 km por 1 km. Cada quadriculado dessa cidade é idêntica a cidade de 1 km² mostrada acima e tem a mesma densidade de 2km de ciclovias por km². Em vermelho temos 10 ciclovias de 5 km! 50 km de ciclovia par 25 km², ou seja. 50/25=2 km de ciclovia por km².


Se a cidade é um pouco mais esticada mas de mesma área, 25 km², de forma retangular, por exemplo de 8,33 km por 3 km, podemos ver que a densidade cicloviária que respeita o critério de base definido acima leva a uma densidade muito parecida e atenderia os ciclistas da mesma maneira, ou seja teria aproximadamente a mesma qualidade.


 Nesse caso temos 9x3+3x8,33= 52 km de ciclovia. Um pouco mais devido ao fato de ter uma ciclovia na lateral direita da cidade. É interessante ver que a densidade cicloviária a qualidade da rede cicloviária até para forma diferentes, retângulos e quadrados!

Podemos ver outros exemplos com uma cidade mais estreitas como essa de 2 km de largura que tem uma densidade cicloviária parecida:

Nesse caso temos 49 km para 25 km², ou seja 49/25= 1,96 km de ciclovia por km². Existe finalmente o caso extremo de uma cidade fictícia de 25 km por 1 km:



Nesse caso é realmente possível ter a mesma qualidade de rede cicloviária do que nas cidades quadradas mostrada acima com uma densidade cicloviária duas vezes menor, com 25 km de ciclovia para 25 km², ou seja uma densidade de 1 km de ciclovia por km², mas é o único caso e é bem extremo! Uma tal cidade seria muito pouco eficiente tornando cada coisa longe das outras mas de qualquer forma uma densidade boa se encontra no minimo entre entre 1 e 2 km de ciclovia por km². Temos que considerar nessa conta além de ciclovia, ciclofaixas e bicycle boulevard etc... Amsterdam tem uma densidade de 1,82 km de ciclovia por km².  Temos que considerar que certas área não contém nenhuma via e portanto devem ser excluídas da área a ser considerada no cálculo. Isso não é facilmente feito a partir de dados disponíveis e demandaria porém um trabalho no caso a caso.

Evidentemente essas considerações teórica têm um limite e precisa-se estudar em detalhe as especificidade da realidade e das cidades mas elas são muito mais úteis para definir uma critério de qualidade das rede cicloviária de uma cidade do que a extensão total das ciclovias de uma cidade...

 A partir de um caso prático, é possível imaginar que uma ciclovia "irriga os ciclistas" até uma dada distância, por exemplo, aqui considerei 500 metros. Vou focar agora na cidade de Vitória. Nessa cidade podemos ver que muitas ciclovia não são conectadas com os bairros, e portanto isso não se aplicaria, não existe a irrigação! Para alcançar as ruas adjacentes às ciclovias, como por exemplo no Jardim Camburi onde entrar no Bairro, não existe solução decente. Você pode (1) atravessar num faixa de pedestre e entrar numa precisa-se atravessar uma grande avenida estreita e muito movimentada ou (2) atravessar uma grande avenida super movimentada em local impróprio, andar nessa avenida até entrar numa rua bacana para ciclistas. Respeitar a lei ali é coisa de especialistas. Os demais andam na calçada... Isso inibe a adesão de novas pessoas a bicicleta como meio de transporte.

Podemos ver que devido a geometria da cidade de Vitória, perto da Serafim Derenzi, já seria muito bom ter um única ciclovia ali. Por enquanto temos uma ciclofaixa compartilhada com estacionamento de carro, ou seja, não funciona por omissão da autoridades que não multam os carros ali estacionados. Temos ainda muita coisa para fazer!!

Em um artigo antigo eu já comparava as redes cicloviárias de algumas cidades Brasileira e do mundo usando esse parâmetro.

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