quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Coletâneas de artigos sobre Vitória, a mobilidade urbana e a bicicleta como meio de transporte

Vou aqui colocar links para alguns artigo que discutem a mobilidade urbana e o modal bicicleta em Vitória.

1) Artigo mostrando que a prefeitura ainda não aplicou uma das diretrizes do PDU de 2006, não substitui estacionamento de carro por ciclovia. Seria justamente possível fazer uma ciclovia no centro de Vitória com custos financeiros mínimos. Infelizmente parece que diminuir o estacionamento dos carros é algo muito impopular. Fica difícil aplicar essa diretriz. Se eu fosse prefeito, será que eu teria condição de aplicar essa diretriz? Mais detalhe no link: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2012/01/estacionamento-versus-calcada-e.html

2) Apesar da falta de ciclovia em Vitória, existem soluções alternativas, a rotas alternativas que permitem evitar algumas avenidas perigosas onde os carros correm acima da velocidade permitida sem nimguém nunca ser punido. Exemplo disso são a Norte Sul, a avenida Beira Mar ou algumas avenidas do Centro de Vitória.  As rotas alternativas estão reunidas no mapa cicloviário dos ciclistas da Grande Vitória que está em construção mostra as rotas alternativas, algumas ciclovias (preciso mapear todas elas), bicicletários bons.
Existem algumas outras rotas que conheço e certamente muitas outras que não conheço. Infelizmente muitos ciclistas não usam essas rotas alternativas e mais seguras e continuam andando em grandes avenidas e, pior, na contra-mão como no Centro de Vitória. No centro de Vitóra a rota alternativa que conheço é mesmo um pouco mais complicada de usar porque precisa subir por trás da Catedral Metropolitana, sem marcha fica impossível passar por lá pedalando.


3) Falta de bicicletário e quase ausência de bicicletários bons (só tem um até então):
O PDU estipula o número de vaga de estacioamentos comerciais (no mínimo um paraciclo por loja) para bicicletas para estabelecimentos comerciais ver artigo (Bicicletários segundo o PDU de Vitória)
 Apesar dessa regra, novos estabelecimantos comerciais são liberados sem bicicletários (por eemplo: Banco do Brasil no Jardim Camburi, prédio com galeria comercial na Praia do Canto...)
O primeiro bicicletário público bom de Vitória, na avenida Rio Branco: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/09/primeiro-bicicletario-publico-de.html
Para entender porque usar bicicletário em U invertido: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/11/tecnica-para-prender-sua-bike-com.html
Bicicletário obsoletos na Curva da Jurema: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/09/bicicletarios-obsoletos-da-curva-da.html
(falta de) Bicicletários nos quiosque da Orla de Camburi :http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2012/01/bicicletarios-nos-quiosques-da-orlas-de.html
Existe um projeto de lei sobre bicicletários públicos em Vitória:
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2012/01/projeto-bicicletarios-publicos-em.html

4) A UFES está repleta de estacionamentos de carros mas não tem bicicletários. Ela está atrasada na questão da mobilidade urbana sustentável enquanto deveria estar a frente e levar o barco!
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2012/04/ufes-sem-bicicletarios.html

5) Discussão sobre mobilidade urbana: O estado não está incluindo a bicicleta como meio de transporte autônomo! O estado está por exemplo ampliando a Rodovia José Sete perto do Terminal de Itacibá e parece que ele não vai colocar ciclovia lá. Na duplicação da avenida João Palácio na Serra, na frente do Shopping Mestre Álvaro, também parece que não está previsto nenhuma ciclovia apesar de ser um eixo de fluxo de ciclistas importante.
Além desses casos marcantes, de fato não tenha um planejamento cicloviário metropolitana que integra e repensa as redes cicloviárias da Região Metropolitana da Grande Vitória. Podemos ver que as conexões Vitória-Serra são sem manutenção e com interupções (ciclovia da avenida Norte-Sul), Vitória-Vila Velha e Vitória-Cariacia  (nenhuma ponte com ciclovia desse lado da Ilha de Vitória).
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/11/mobilidade-urbana-na-grande-vitoria.html


Eu vou acrescentando pouco a pouco outra informações interessantes a respeito da mobilidade urbana e do modal bicicleta da Grande Vitoria.

2 comentários:

  1. Bicicletário é espaço restrito e controlado para o depósito seguro de bicicletas, com administração e operação, podendo ser cobrado pela operação ou gratuito, podendo ser associado a operações de comércio e serviço de bicicletas, loja, oficina e aluguel.
    Paraciclo é o mero equipamento para a fixação e apoia das bicicletas, pode ou deve dispor de cadeado com chave identificada que serve como comprovante de garantia para a bicicleta, como ocorre nos armários de depósitos custodiados nas operações comerciais.

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    1. O termo pode ter sido utilizado por engano. Tem um consenso com a definição legal desse termo?
      Com esse significado, não faz muito sentido as lojas pequenas ser totalemnte responsáveis pela segurança das bicicletas? Fornecer um paraciclo decente não seria suficiente nesse caso?

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