sábado, 4 de agosto de 2012

Jan Gehl revolucionou o urbanismo


O arquiteto Jan Gehl revolucionou o urbanismo.

Uma grande sacada dele é que essa história de construir ruas para diminuir o trânsito é balela. Quanto mais rua se constrói, mais trânsito aparece. Quanto mais ciclovia, mais gente abandona o carro.

"Enquanto era ainda jovem arquiteto, ele projetou fechar a rua para os carros nos anos 60.

Copenhague não aceitou facilmente a novidade. Os comerciantes se revoltaram, alegaram que os clientes não conseguiriam chegar. São dessa época as manchetes de jornal (“Nós não somos italianos”,“Usar espaços públicos é contrário à mentalidade escandinava”). O que os jornais diziam fazia algum sentido: Copenhague não é no Mediterrâneo. Lá faz frio de congelar – o mês de dezembro inteiro oferece um total de 42 horas de luz solar. Ninguém quer andar de bicicleta, ninguém quer caminhar. Deixe meu carro em paz."

Em grande medida graças às ideias de Gehl, Copenhague é a grande cidade europeia com menos congestionamentos. 36% dos deslocamentos são feitos de bicicleta, mesmo com o clima aparentemente pouco favorável de lá, e a população tem baixos índices de obesidade e doença cardíaca.

Nesse vídeo sobre o que aconteceu para Copenhague ser tão diferente com entrevista de Jan Gehl:




Talvez um dia chegaremos lá em Vitória, quem sabe? Teremos aí sim uma Vitória feita para as pessoas!

Essa reflexão surgiu após ler esse artigo muito interessante do Denis Russo do qual cito vários trechos! Vale a pena ler o artigo!
http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/cidade/nos-nao-somos-dinamarqueses/


links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Gehl

Nenhum comentário:

Postar um comentário