quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Meio ambiente em Vitória e Linhares

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) de Linhares tem por finalidade assegurar a promoção do desenvolvimento sustentável da cidade de Linhares, formulando e implementando as políticas públicas voltadas para a preservação, conservação e uso sustentável da natureza e seus recursos hídricos, com respeito à diversidade.
Outro papel importante que a Secretaria desenvolve é a análise dos pedidos de anuência para implantação de qualquer atividade potencialmente poluidora no município de Linhares, aplicando de forma sistêmica a legislação ambiental, o Plano Diretor Municipal e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, de forma a promover junto as demais secretarias afins o desenvolvimento econômico sustentável do município.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) foi criada com a proposta de consolidar a Política Municipal de Meio Ambiente.
São atribuições da Semmam cadastrar, licenciar, monitorar e fiscalizar condutas, processos e obras que causem ou que possam degradar a qualidade ambiental; estimular e realizar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de caráter científico, tecnológico, cultural e educativo, objetivando a produção de conhecimento e a difusão de uma consciência de preservação ambiental; conceder licenciamento ambiental para atividades e obras; monitorar níveis sonoros em quaisquer estabelecimentos e medir a balneabilidade das praias.

 A gente vê que a SEMMAM de Vitória é essencialmente operacional (aplicar leis ambientais), além disso promove pesquisa e difusão de uma consciência de preservação ambiental. Não vi muita divulgação.
Ao contrário em Linhares.

Em Linhares foi criado em 2009 o FUNDEMA que corresponde a 1% da arrecadação do município. Um dos objetivos desse fundo é promover melhorias da qualidade de vida no município de Linhares. Aí que a gente vê o que pode fazer a diferença! O vídeo abaixo mostra o discurso oficial do secretário de Meio Ambiente de Linhare. Parece muito legal!


Como está a mobilidade urbana dos ciclistas em Linhares?

Nenhum comentário:

Postar um comentário