segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bicicletas reclinadas

Veio fazer esse post principalmente para registrar os três construtores de bicicletas reclinadas no Brasil que ouvi falar:

ecobambobikes: Ele monte bicicleta reclinadas feitas em bambu e fibras de carbonos entre outras coisas! É interessante porque o impacto ambiental de uma bicicleta em bambu é muito menor do que uma bicicleta em alumínio! Por exemplo, o alumínio do famoso kit de velomóvel Alleweder (KV4), produz 49 kg de dioxido de carbono.

Solyombikes: aarentemente é um construtor novo, que tem um preço bem atrativo com soluções reclinadas podendo ficar abaixo de 1000 reais em função das opções.

Zöhrer: que é o construtor de bicicletas reclinadas mais antigo do Brasil (desde 1991).



Vou também acrescentar um link interessante sobre um kit de bicicleta reclinada com carrenagem: O kit alleweder KV4 que é um dos meus sonhos de consumo!

Para quem quer saber mais sobre bicicleta reclinadas no Brasil, basta acessar o site do recliforum.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Traffic calming no bairro Jardim Camburi em Vitória






Achei um artigo de 2008 da folha Vitória sobre o projeto de Traffic Calming no bairro Jardim Camburi em Vitória. No artigo são mencionado ciclofaixas! Até hoje, não vi nada sair do papel. Deve ser as famosas ciclofaixas de papel! Agora talvez vai sair alguma coisa com as obras no Jardim Camburi?


Um pequeno filme sobre traffic calming:













Além de trazer mais segurança para os pedestres, crianças e ciclistas, o traffic calming tem a função de rehumanizar as ruas e o bairro.

Fonte:
http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2008/03/moradores-de-jardim-camburi-discutem-mudancas-no-transito.html





Para saber mais sobre traffic calming:
Manual de Traffic Calming da EMpresa de Transporte de Belo Horizonte (pdf)



as ciclovias de papel da Grande Vitória

Ciclorede na Grande Viória, as "ciclovias de papel"


Descobri o projeto ciclorede que visa a contruir uma rede de ciclovias na grande Vitória!
Segundo essa página, a coordenador incial (2005) é Ana Acha Estrada. O projeto consiste em interligar todos os municípos da Grande Vitória. Teria um anel cicloviário na ilha da Grande Vitória. Achei uma expressão bem representativa da situação atual: as "ciclovias de papel".


As últimas notícias no google:

janeiro de 2010, primeira ciclovia da ciclorede? em Vila Velha, uma das cidades da grande Vitória onde se usa mais a bicicleta. Isso vai dar 20 km de ciclovia em Vila Velha. Seria isso o início de alguma coisa?
cf http://www.vilacapixaba.com/Mostra.asp?Id=1145

O CREA-ES apoiando desenvolvimento das ciclovias

O CREA-ES apoiando desenvolvimento das ciclovias

Achei bem interessante o fato do CREA-ES ter criado esse folder cf link. Esse folder trais alguns fatos sobre bicicletas:
- A ONU elegeu a bicicleta com meio de transporte mais sustentável do planeta
- Na Europa 30% do trajetos curtos, menos de 3km), sao feitos de carro! Que absurdo!
....

MObilidade Urbana na grande Vitória 3

MObilidade Urbana na grande Vitória 3

O ponto mais criticado pelos trabalhadores e o "ônibus cheio", representando em todos os município entre 40 e 50%, exceto Vitória com 37%!

Entre as razões para não ir ao trabalho de bicicleta ou a pé, foram apontados:
distância 45%
perigosidade (trânsito/assalto) 6%Lienausência de ciclovia 4%

Evidentemente a perigosidade pode ser diminuída com a construção de ciclovias!

Cadê o plano cicloviário da região metropolitana da Grande Vitória?
O que foi feito em relação a integração com os terminais de ônibus e o aquaviário?
Alguém já viu um bicicletário em lugar algum na região metropolitana da Grande Vitória?

cf http://www.slideshare.net/Findes/apresentao-mobilidade-urbana-f-i-n-a-l

MObilidade Urbana na grande Vitória 2

MObilidade Urbana na grande Vitória 2

Metade das pessoas começam a trabalhar as 7H e acabam as 17H.
80% começam entre 7H e 8H e terminam entre 17H e 18H.

Fica notado para eu evitar o horário de pico! Eu achava que os horários eram mais espalhado do que isso! Parece ter tanto trânsito em muitos horários em Vitória!

No entanto de bicicleta, é melhor pegar o pico de trânsito porque o trânsito fica mais lenta é a probabilidade de um acidente fatal é menor.

MObilidade Urbana na grande Vitória

MObilidade Urbana na grande Vitória

Eu descobri na internet, um estudo muito interessante, do FINDES, sobre mobilidade urbana na região metropolitana da grande Vitória. (link) O estudo considerou os trabalhadores do setor industrial na reigão metropolitana de Vitória.

A bicicleta é a segunda modalidade de transporte  depois do ônibus a frente do carro! Interessante. No entanto, não vejo tantos investimentos em ciclovias!

O gráfico mostra bem esses dados obtidos pelo estudo da FINDES


São 12% de deslocamentos de bicicleta e 8% de carro, cf gráfico ao lado! Eu queria saber se a porcentagem de dinheiro investido em ciclovia é quantos porcento do total ?

Um outro ponto interessante é o fato de não ter nenhum trabalhador fazendo o trajeto Vitória>Vila Velha (ou Vila Velha> Vitória) de bicicleta. Evidentemente a principal razão é a falta de infraestrutura ou seja a quase impossibilidade de se fazer esse trajeto!

Se tivesse a possibilidade de fazer Vitória>Vila Velha, poderia certamente desafogar um pouco a terceira ponte?
(existe a possibilidade de passar pelo ponte Fiorentino Avidos mas o caminho é tão indireto longe para muita gente que não dá mesmo, além de ser perigoso).

Os trabalhadores morando em Cariacica estão trabalhando de maneira relativamente equilibrada em todos os municípios da Grande Vitória. Um eixo importante é o eixo Cariacica-Vitória. A prefeitura de Cariacica está aparente trabalhando um pouco para melhorar os trajetos de bicicletas, agora está construindo uma ciclovia ao longo da avenida Vale do Rio Doce, um lugar muito bonito alias! Ainda poucos trabalhadores andam de bicicleta entre Cariacica e Vitória, acredito eu por causa de perigosidade elevada du uso da bicicleta no centro de Vitória, um lugar estratégico mas bem esquecido de Vitória!

Realmente dá para ver que falta muita vontade política efetiva de melhorar as condições dos trabalhadores usando a bicicleta na grande Vitória. Falta também apoio da mídia, televisão e jornais e também. E você tem algo a ver com a qualidade da infraestrutura cicloviária na Grande Vitória?

sábado, 19 de junho de 2010

François Couplan, cozinhando as plantas

François Couplan, cozinhando as plantas

Ediçaõ bilíngua Português-Français!

Eu acabei de descobrir François Couplan no programa científico "la tête au carrée" de uma rádio francesa (france inter). Eu achei fantástico! Ele é interessado em particular nas plantas e seu uso esquecido na culinária. Segundo ele, as plantas foram usadas sistematicamente até recentemente. Passamos a usar mais legumes porque os burgueses começaram a usar mais legumes etc... O uso das plantas nas culinárias se torno algo não muito bem visto... Hoje talvez seja o retorno a esses conhecimento esquecidos... As plantas também podem ser usadas para cozinhar pratos fantásticos!

O nonv livro dele se chama "la cuisine sauvage" (o cozinha selvagem"). O livro contém receitas e at a composição nutricional das plantas!

François Couplan, cuisiner avec des plantes

Je viens de découvrir François Couplan en écoutant le programme scientifique "la tête au carrée" de France Inter. Je l'ai trouvé super intéressant! Il s'intéressent en particuliers aux plantes et ses utilisation en cuisine. Selon lui, les plantes ont été utilisées systématiquement en cuisine jusque assez récemment. Celles-ci seraient passées de mode car les bourgeois ont commencé à utiliser ,par exemple, les légumes etc...
L'utilisation des plantes en cuisine a alors été discréditée.. Aujourd'hui, vont-on peut-être un retour en force de ces connaissance perdues... Les plantes peuvent aussi utilisées pour cuisiner des plats fantastiques!!

Le nouveau livre François Couplan s'intitule "la cuisine sauvage". Le livre contient notamment des recettes et es compositions nutritionnelles des plantes.

domingo, 13 de junho de 2010

Ciclistas e a prefeitura de Vitória

Ciclistas e a prefeitura de Vitória


Vou começar hoje um primeiro artigo sobre as promessas do secretária de transporte de Vitória, Fábio Damasceno (será que saiu errado no artigo?). Eu me refiro a um artigo da gazeta acessível no seguinte artigo Ciclistas se arriscam nas ruas:
"Onde acaba a ciclovia da Ufes, haverá uma pintura para travessia. Os ciclistas vão entrar à direita e seguir por baixo, no viaduto, que será pintado e protegido. Lá, o ciclista segue para a antiga ponte da passagem ou para as ruas do bairro". Ele diz que está disposto a participar de uma audiência, mas lembra que a área sob a Ponte Governador Carlos Lindenberg pertence à Ufes. "Os novos projetos têm ciclovia. É preciso levar em consideração o trânsito. A prefeitura está dando início a campanhas de incentivo ao ciclista",

O secretário fala que os novos projetos tem ciclovias. eu pergunto quais?
Na verdade, esse projetos se limitam a orla de Vitória? Eu acho isso um bom início mas relamente a prefeitura precisa acelerar o ritmo da lado das ciclovias! Possívelmente faltam algum ciclista no staff da secretaria de transporte da prefeitura de Vitória? Também faltam especialistas em mobilidade sustentável?
Um exemplo de obra atual sem ciclovia é a obra da calçada da avenida Mal. Mascarenhas de Moraes na beira mar. Essa avenida é um eixo estratégico no centro de Vitória para o transporte de bicicleta. Ele pode permitir a junção entre Cariacica e Vitória. Esse trecho se encontra exatamente entre duas ciclovias interrompidas! Se alguém ler esse blog, posso falar para você, alguma coisa está errada nessa obra, faltou alguma coisa nessa calçada super bonita!

Queijo Carnielli

Queijo Carnielli

Um dos conceitos da sustentabilidade é comprar produtos locais para evitar transporte de produto em longas distâncias. Podemos aproveitar que temos produtos bons na região!

O melhor queijo do Espírito Santo que conheci nos supermercado é sem dúvida o queijo Carnielli. Dos queijos carnielli, o morbier é meu queijo mais querido poir ele pode ser usado com queijo derretido no prato chamado "raclette". Na foto a gente pode ver o aparelho elétrico usado para derreter o queijo. Tem até uma entrada pequena na wikipedia para raclette: Raclette na wikipedia.
Na França, esse prato que inicialmente era regional, se desenvolveu de maneira muito rápida, pois é delicioso e muito convivial. Agora a França inteira se delícia com esse prato!

Acredito que durante o inverno, o queijo morbier, poderia ser usado mais como queijo para uma raclette! Eu acabei de comer uma com minha esposa, foi fantástico! Aproveitamos a presença de Carnielli no Sabores da Terra aqui em Vitória na praça do Papa!! Obrigado Carnielli!! (Não seo porquê mas o queijo compra diretamente do Carnielli é melhor do quando comprado no supermercado!)

Fromage Carnielli

Ici dans l'espirito Santo nous avons la chance d'avoir un producteur de fromages trés bon, Carnielli qui nous produit un morbier excellent! Ça nous permet de faire des raclettes sensationnelles!! Je viens d'en faire une avec mon épouse c'était délicieux! Je me demande si la raclette ne pourrait pas se dévelloper au Brésil? Peut-être évidemment plus au sud du Brésil où les hivers sont plus rigoureux, ce qui est plus propice à la consommation de raclette!

sábado, 12 de junho de 2010

Hermeto Pascoal em Vitória

Hermeto Pascoal em Vitória

A sustentabilidade tem tudo a ver com a cultura. A cultura abra a cabeça das pessoas. É as pessoas podem se abrir a conceitos mais sustentáveis.

Essa semana tivemos a visita de Hermeto Pascoal com a sua esposa! Que programa legal! Eu foi! Vamos dizer, eu tentei mas cheguei tarde demais (15 minutos antes da abertura da bilhtaria). O show era de graça mas esgotaram os ingressos quando sobrava somente 7 pessoas na minha frente! Foi por pouco!!

cf http://bloguidonoleari.blogspot.com/2010/06/bruno-ventorim-hermeto-pascoal-aline.html

Comute: Bicicleta versus Carro em Vitória/ES

Comute: Bicicleta versus Carro em Vitória/ES

No meu último post esqueci alguma coisa. De bicicleta, o "mundo" é totalmente diferente, é lindo e maravilhoso. Comparado com o deslocamento de carro que é um sofrimento! Eu vi tantas coisas bacanas de bicicleta, eu vi a vida da cidade. Vou ficar até triste de voltar a andar de carro por enquanto.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Primeira travessia de bicicleta de Vitória/ES

Ontem fiz um dos meus primeiros testes de mobilidade sustentável aqui na grande Vitória. Vamos dizer que eu quase que testei um translado Serra-Vitória-Cariacica de bicicleta. Uma boa parte do trajeto pode ser feito nas ciclovias e nas calçadas, um ponto positivo! O problema mais grave se encontra no centro de Vitória na avenida Presidente Getúlio Vargas.
1) Perto da vinte e três de maio, para evitar a estrada, precisei subir na calçada (alta), subir e descer algumas escadas!! Nada fácil

2) Outro problema está no nível da junção entre as avenidas Presidente Getúlio Vargas e Governador Bley. Passei nesse lugar fora da hora de maior afluência e foi difícil ficar na calçada por causa dos fluxo de pedestres. Eu acho que andar na estrada Presidente Getúlio Vargas nesse lugar deve ser um suicídio.

Na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a prefeitura municipal de Vitória já instalou um trecho de calçada nova mas infelizmente não foi previsto uma ciclovia. Nessa gestão de mobilidade sustentável, só se pensou em ônibus, a bicicleta foi deixado para trás!

Fora dos pontos de ônibus dá para circular de bicicleta sem problema, a convivência com pedestre é razoável por enquanto. Perto dos pontos de ônibus não é o caso pois a concentração de pessoas pode ser bem alta! O ciclista deve passar extremamente devagar!

O trecho de calçada (sem ciclovia) que fica na frente da prefeitura municipal de Vitória é horroroso, com vários desníveis, buracos. Nesse lugar com bicicleta comum sem suspensão fica bem dolorido para o ciclista!

Deu para levantar bastantes falhas na rede de ciclovias. Eu encontrei ciclovias isoladas, entre outras coisas, no centro de Vitória. No jardim Camburi tem a famosa ciclovia da Norte-Sul que acaba no meio do nada! Os ciclistas tem que atravessar a avenida Norte-Sul, sem morrer, Boa sorte! (Já pensou ir nessa ciclovia com criança??).

Agora fiquei na dúvida será que vale a pena investir numa bicicleta?
Quais são os planos da prefeitura municipal de Vitória em termo de ciclovia/mobilidade sustentável?
Como os ônibus da grande Vitória são dirigidos de maneira agressiva, não é agradável andar de ônibus. Isso sem contar com a super lotação! Como o trem de superfície aparentemente não vai acontecer tão cedo, qual é a única opção sustentável sobrando para quem mora longe do trabalho?  A bicicleta!