quinta-feira, 24 de junho de 2010

MObilidade Urbana na grande Vitória

MObilidade Urbana na grande Vitória

Eu descobri na internet, um estudo muito interessante, do FINDES, sobre mobilidade urbana na região metropolitana da grande Vitória. (link) O estudo considerou os trabalhadores do setor industrial na reigão metropolitana de Vitória.

A bicicleta é a segunda modalidade de transporte  depois do ônibus a frente do carro! Interessante. No entanto, não vejo tantos investimentos em ciclovias!

O gráfico mostra bem esses dados obtidos pelo estudo da FINDES


São 12% de deslocamentos de bicicleta e 8% de carro, cf gráfico ao lado! Eu queria saber se a porcentagem de dinheiro investido em ciclovia é quantos porcento do total ?

Um outro ponto interessante é o fato de não ter nenhum trabalhador fazendo o trajeto Vitória>Vila Velha (ou Vila Velha> Vitória) de bicicleta. Evidentemente a principal razão é a falta de infraestrutura ou seja a quase impossibilidade de se fazer esse trajeto!

Se tivesse a possibilidade de fazer Vitória>Vila Velha, poderia certamente desafogar um pouco a terceira ponte?
(existe a possibilidade de passar pelo ponte Fiorentino Avidos mas o caminho é tão indireto longe para muita gente que não dá mesmo, além de ser perigoso).

Os trabalhadores morando em Cariacica estão trabalhando de maneira relativamente equilibrada em todos os municípios da Grande Vitória. Um eixo importante é o eixo Cariacica-Vitória. A prefeitura de Cariacica está aparente trabalhando um pouco para melhorar os trajetos de bicicletas, agora está construindo uma ciclovia ao longo da avenida Vale do Rio Doce, um lugar muito bonito alias! Ainda poucos trabalhadores andam de bicicleta entre Cariacica e Vitória, acredito eu por causa de perigosidade elevada du uso da bicicleta no centro de Vitória, um lugar estratégico mas bem esquecido de Vitória!

Realmente dá para ver que falta muita vontade política efetiva de melhorar as condições dos trabalhadores usando a bicicleta na grande Vitória. Falta também apoio da mídia, televisão e jornais e também. E você tem algo a ver com a qualidade da infraestrutura cicloviária na Grande Vitória?

Nenhum comentário:

Postar um comentário