segunda-feira, 5 de março de 2012

Também poderia ter acontecido em Vitória


Na sexta-feira passado, a ciclista Juliana Ingrid Dias, 33, morreu atropelada por um ônibus na avenida Paulista. Muita gente que encontrei e que não estão envolvido com o ciclismo urbano perguntou "o que ela estava fazendo na Avenida Paulista?" Eu fiquei muito chocado, parecia que estavam justificando a morte dela. De uma forma ele deveria estar na rua, não seria um direito dela? Na verdade os ciclistas paulista explicaram que a avenida Paulista não tem subida ao contrário das avenidas e ruas paralelas que têm várias subidas. Os ciclistas passam na parte horizontal é uma realidade dos ciclistas de São Paulo.

Notei justamente que no centro de Vitória temos o mesmo cenário para futuros atropelamentos fatais de ciclista. Tem uma avenida que se encontra entre mar e morro que os ciclistas portanto não podem evitar. Ali têm um grande fluxo de carro e veículos andando em alta velocidade. O último ciclista que morreu na Grande Vitória morreu no Centro de Vitória, aparentemente no fim da pequena ciclovia verde mostrada no mapa (em uma região fora do mapa). O mapa do centro mostra o caminho onde a maioria dos ciclistas atravessam o centro de Vitória. O caminho segue avenida Getúlio Vargas que se transforma na avenida Marechal Mascarenhas de Morães. O trecho em vermelho de aproximadamente 700 metros mostra um dos lugares mais perigoso para os ciclistas de Vitória onde não tem ciclovia,  fluxo e velocidade dos carros altos, ou seja alta perigosidade. Esse trecho poderia ter uma ciclovia por duas razões legais:
1) está previsto desde 2006 uma ciclovia nesse trecho no plano cicloviário de Vitória que consta do PDU de Vitória.
2) 99% desse trecho de ciclovia poderia ser instalado aplicando a oitava diretriz do PDU de Vitória, trocando estacionamento de carro por ciclovia.

PDU de Vitória de 2006:
"Art. 34. São diretrizes da Política de Mobilidade Urbana:
(...)
VII - apoio e incentivo às viagens não motorizadas;
VIII - priorização das calçadas e ciclovias em detrimento de estacionamentos nas vias públicas;

A primeira pergunta é a seguinte quantos ciclistas precisam morrer nesse trecho para que a ciclovia seja implementada?
A segunda pergunta é a seguinte: Para ser implementada um trecho ciclovia, precisa-se morrer ciclistas?

Bicicletada Nacional em várias cidade. Em Vitória praça dos Namorados, terça-feira 6 de março, 19H.

© OpenStreetMap contributors, CC-BY-SA (link para o mapa interativo)

2 comentários:

  1. Por favor, Emmanuel entre em contato com moura.cristina@gmail.com ela também trabalha no Século Diário e faz matérias sobre a falta de ciclovias, promessas da prefeitura, projetos, entre outros. Tenho certeza que ela poderá ajudar a divulgar informações sobre esta problemática na cidade de Vitória.
    Flávia Bernardes

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    1. Obrigado pelo contato. Vamos compartilhar para ela também!

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