sábado, 3 de março de 2012

Reflexão sobre a bicicletada


Acabei de ler o texto Bikes, jovens e um novo jeito de se fazer política do  Blog do Ricardo Young. Assim foi meu comentário:


(...) De uma certa forma a bicicleta é realmente central. Além das vantagens ou dos benefícios citados podemos extrapolar outros visto do lado gestor: (1) diminui os acidentes nas ruas, diminui os feridos que encham os hospitais, além disso pode melhorar a saúde pública se esse a bicicleta se torna um modo de transporte para mais pessoas, (2) diminui os gastos em [manutençaõ] de infraestruturas com mais ciclistas porque os ciclistas não desgastem a ciclovia (só é estragada se um outro tipo de veículo a invade), (3) A melhoria das condições de transporte em Bogotá também teria tido um efeito importante sobre a queda da mortalidade segundo o prefeito da época, será que poderia acontecer o mesmo no Brasil?
Se se consegue reduzir os problemas de trânsito e a taxa de homicídios no Brasil, o avanço seria muito grande. Vale a pena investir nisso. Segundo uma pesquisa feita em Copenhague, cada quilômetro percorrido de bicicleta, a cidade economiza uma fração de reais. No pior dos casos a cidades também pode economizar dinheiro.
Segue no link, uma visão do movimento e da falta de avanço político e cultural. Apesar de tudo, o ciclista urbano ainda é marginalizado...
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/12/apartheid-contra-ciclistas.html

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