quinta-feira, 22 de março de 2012

O que aconteceu com a ciclofaixa da rua Del Maestro?

Foi anunciado hoje a retirada da ciclofaixa da Rua Del Maestro pela prefeitura. Essa ciclovia foi implantada em janeiro de 2012. Ela teve uma vida muito curta.

Os ciclistas não receberão nenhuma compensação em contrapartida dessa perda. Estou tentando saber se algo está previsto e também estoupesquisando possíveis ideias de orientações úteis para gestores.
 Não podemos esquecer que morrem ciclista em Vitória a cada ano.


27/10/2011 1 ciclista morreu atropelado em Vitória no acesso à Ponte Seca, na Vila Rubim onde falta uma ligação entre a ciclovia da Vila Rubim e a cilofaixa da Serafim Derenzi.

Se não tiver compensação da ciclofaixa Del Maestro isso seria um retrocesso grave para os ciclistas que ainda estão sofrendo bastante devido a falta de infraestrutura cicloviária em alguns trechos críticos, como por exemplo o Centro de Vitória. Esses acidentes fatais foram assinalados com cruzes vermelhas no mapa interativo dos ciclistas da Grande Vitória as quais apontam para relatos da imprensa local. É um problema muito sério que precisa mais atenção da sociedade civil. Hoje mesmo, 22 de março de 2012 às 21H aconteceu um acidente com um ciclista a proximidade da interrupção da rede cicloviária(perto da Ponte Ayrton Senna).

Eu devo admitir que além também de não combinar com a melhoria do trânsito, tirar uma ciclovia contradiz duas diretrizes de mobilidade urbana do PDU de Vitória:

PDU de Vitória de 2006:
"Art. 34. São diretrizes da Política de Mobilidade Urbana:
(...)
VII - apoio e incentivo às viagens não motorizadas;
VIII - priorização das calçadas e ciclovias em detrimento de estacionamentos nas vias públicas;


Hoje, 27/3/2012, passei na rua e registrei as cicatrizes do asfalto após a retirada dos tachões:


Nenhum comentário:

Postar um comentário