Você já sonhou em conhecer a qualidade do ar que você respira em tempo real?
Talvez já está chegando um projeto aberto do kickstarter que vai possibilitar as pessoas medir a qualidade do seu ar. É o projeto air quality egg. Os desenvolvedor do projeto precisam de 39,000$ e já arrecadaram 16,785$ (no 28/3/2012). O sistema permite medir o monóxido de carbono (CO), NO2, a temperatura e a umidade. O sensor fica fora da casa, manda os dados sem fio para o ovo que é conectado na internet, que manda os dados num banco de dados. Você pode gerar gráficos dos dados obtidos. É a democratização do controle da qualidade do ar, baseando-se numa rede aberta de sensores espalhado no planeta inteiro. Genial! Pode ver o vídeo de divulgação:
O projeto é baseado no site Pachube que reúne os dados coletadas. @javaun discute em um artigo (what do open sensor networks mean for journalism?) alguma consequências da democratização de informação da qualidade do ar em tempo real. è muito bacan. Atualmente, o acesso aos dados é muito limitado.
Eu acho que esse projeto vai ser muito interessante no Brasil onde a questão ambiental ainda é frequentemente deixado de lado e em particular em Vitória por causa do fim do monitoramento do ar na Grande Vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário