quinta-feira, 1 de março de 2012

Resultado da marginalização dos ciclistas?

Foi divulgado no facebook a seguinte mostrando um ciclista grudado atrás de um ônibus, aparentemente na descida da terceira ponte sentido Vila Velha-Vitória:

Na grande Vitória


O ciclista estaria "pegando ponga" atrás do ônibus, uma atitude muito perigoso que poderia acabar em tragédia. Não sabemos a razão de um tal ato, desafio, aposta ou simples comportamento marginal?
De fato não existe ligação permitindo os ciclista ir de Vila Velha para Vitória com segurança. Houve falta de investimentos nesse sentido, falta de visão e aparentemente a não-aplicações da oitava diretriz do PDU de Vitória (VIII - priorização das calçadas e ciclovias em detrimento de estacionamentos nas vias públicas;). As autoridades não estão de fato oferecendo nenhuma soluções segura para os ciclitas se deslocarem entre Vila Velha e Vitória. Deixando ali os ciclista a mercê dos carros andando em alta velocidade e forçando eles a subir na calçada, os marginalizando de qualquer forma. É uma situação totalmente inadmissível. Estamos no século XXI mesmo?
Existe a possibilidade de passar pela Lindenberg e atravessar na cinco pontes mais quem faz esse trajeto sabe como é extremamente perigoso. De fato os ciclistas são em geral tão marginalizados quanto o ciclista que estamos vendo na foto acima. É um descaso da falta de políticas públicas efetivas na Grande Vitória dando apoio a mobilidade do ciclista urbano. Diante desse fato parece que a terceira ponte vai receber obra de extensão para ter duas pistas exclusivas para o BRT mas seria previsto nenhuma ciclovia. Parece que o descaso vai continuar e os ciclistas vão continuar marginalizados. Diante dessas considerações, a opressão submetida ao ciclistas parece se aparentar a um apartheid anti-ciclista. Mesmo assim a felicidade de andar de bicicleta na cidade é infinitamente maior do que de andar de carro mas merecemos esse tratamento desumano?




Olha a diferença:
Ciclista pegando carona em São Paulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário