segunda-feira, 5 de março de 2012

Sistema Solar Fotovoltaico 1.5 kW Mitsubishi

O site energia pura vende Sistema Solar Fotovoltaico 1.5 kW Mitsubishi com Grid-Tie produzindo aproximadamente 200 kWh/mês. O sistema Grid-tie serve para poder trocar energia elétrica com a rede nos dois sentidos. Quando o consumo do cliente é menor do que a produção. dos paíneis, a elétricidade vai para a rede distribuidora assim evitando a necessidade de usar baterias para armazenar energia nesses momentos.
Será que daria para instalar isso em Vitória? Produziria aproximadamente toda a energia elétrica que estou utilizando em média. Assim eu poderia decidir de usar uma energia mais limpa. Isso é válido especialmente no Espírito Santo que tem uma matriz energética muito mais suja do que o Brasil e agora está até instalando uma usina térmica na Grande Vitória.


5 comentários:

  1. Com certeza dá pra gerar a energia que você consome a partir de painéis fotovoltaicos. O único problema até hoje é a falta de regulamentação da produção de energia por painéis solares. Atualmente há uma portaria que autoriza qualquer pessoa a produzir energia mas ela não pode ser ligada à rede da concessionária. A partir de dezembro isso deve mudar, já que é a data limite para que as distribuidoras de energia divulguem as novas regras. Haverá uma provável redução do imposto para quem produz sua própria energia e talvez até dedução no imposto de renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse artigo é de março de 2012 é de fato, eu tinha visto que estava se discutindo essa regulamentação. Eu até expliquei isso num outro artigo!
      http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2012/06/microgerador-solar-para-o-papai-noel.html
      Já estou pensando nisso! Em vez de comprar um carro novo, que tal os consumidor investir em energia limpa? Nos Espírito Santo a matriz de energia elétrica é muito suja e vai piorar mais ainda...
      http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2011/10/uma-matriz-energetica-cada-vez-menos.html

      Excluir
    2. Prezado Kenji Satake,
      eu justamente estava seguindo de relativamente perto essa regulamentação! Falei um pouco sobre ela num outro artigo do meu blog!
      http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2012/06/microgerador-solar-para-o-papai-noel.html

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. As normatizações no brasil são sempre demoradas e lentas mesmo nos casos em que já existem em quase todos os outros países. E muito triste. Acontece atualmente a mesma coisa para as bicicletas elétricas, 10 anos depois da Europa ainda não foi normatizada. Muito triste isso. É o atraso Brasil... Não é de 5 anos mas parece ser de 10 anos!

      Excluir