sexta-feira, 11 de junho de 2010

Primeira travessia de bicicleta de Vitória/ES

Ontem fiz um dos meus primeiros testes de mobilidade sustentável aqui na grande Vitória. Vamos dizer que eu quase que testei um translado Serra-Vitória-Cariacica de bicicleta. Uma boa parte do trajeto pode ser feito nas ciclovias e nas calçadas, um ponto positivo! O problema mais grave se encontra no centro de Vitória na avenida Presidente Getúlio Vargas.
1) Perto da vinte e três de maio, para evitar a estrada, precisei subir na calçada (alta), subir e descer algumas escadas!! Nada fácil

2) Outro problema está no nível da junção entre as avenidas Presidente Getúlio Vargas e Governador Bley. Passei nesse lugar fora da hora de maior afluência e foi difícil ficar na calçada por causa dos fluxo de pedestres. Eu acho que andar na estrada Presidente Getúlio Vargas nesse lugar deve ser um suicídio.

Na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a prefeitura municipal de Vitória já instalou um trecho de calçada nova mas infelizmente não foi previsto uma ciclovia. Nessa gestão de mobilidade sustentável, só se pensou em ônibus, a bicicleta foi deixado para trás!

Fora dos pontos de ônibus dá para circular de bicicleta sem problema, a convivência com pedestre é razoável por enquanto. Perto dos pontos de ônibus não é o caso pois a concentração de pessoas pode ser bem alta! O ciclista deve passar extremamente devagar!

O trecho de calçada (sem ciclovia) que fica na frente da prefeitura municipal de Vitória é horroroso, com vários desníveis, buracos. Nesse lugar com bicicleta comum sem suspensão fica bem dolorido para o ciclista!

Deu para levantar bastantes falhas na rede de ciclovias. Eu encontrei ciclovias isoladas, entre outras coisas, no centro de Vitória. No jardim Camburi tem a famosa ciclovia da Norte-Sul que acaba no meio do nada! Os ciclistas tem que atravessar a avenida Norte-Sul, sem morrer, Boa sorte! (Já pensou ir nessa ciclovia com criança??).

Agora fiquei na dúvida será que vale a pena investir numa bicicleta?
Quais são os planos da prefeitura municipal de Vitória em termo de ciclovia/mobilidade sustentável?
Como os ônibus da grande Vitória são dirigidos de maneira agressiva, não é agradável andar de ônibus. Isso sem contar com a super lotação! Como o trem de superfície aparentemente não vai acontecer tão cedo, qual é a única opção sustentável sobrando para quem mora longe do trabalho?  A bicicleta!

6 comentários:

  1. Oi Olávo! Me achou! Eu já tinha visto essas bicicletas na internet! Aqui em Vitória, ainda não achei nenhuma loja com essas bicicletas reclinadas nacionais! Também não lembro de ter visto uma única bicicleta reclinada na rua!

    Eu andei na maioria dos casos em calçadão. Não trazendo perigo para os pedestres. Andei muito devagar e até andei nos lugares mais estreitos!

    Eu fiz realmente esse teste para ver se é possível. Eu acredito que é possível para mim fazer esse translado de bicicleta mas vai ter que ser fora daquelas avenidas principais onde passam metades dos carros atravessando Vitória. Eu estou acostumado em andar nas estradas mas principalmente fora da cidade, nas montanhas!

    O trecho que preciso fazer é realmente complicado! Em Vitória só tem 3 pontes ligando Vitória para o continente do lado sul da ilha. O trânsito fica super concentrado. Andar nessas ruas e um pouco como andar de bicicleta na BR-101!

    Eu acho que aqui em Vitória estamos bem atrasados. Eu vou começar a me envolver mais com a comunidade capixaba pro-bicicleta, tem que mudar as coisas, interagir com a prefeitura!

    Já pensei em testar uma bicicleta reclinada. Na verdade vou passear na França numa cidade que tem uma loja que aluga bicicletas reclinadas com aula para começar! Eu vou ver se eu tomo coragem! Depois para comprar uma zöhrer, teria que testar. O tamanho da bicicleta tem que ser bem ajustado?

    Na verdade eu estava olhando também as bicicletas reclinadas com carenagem. O problema é que deve ficar quenche no verão em Vitória!! Olha essa aqui:
    http://www.flevobike.nl/content/view/25/55/lang,en/
    Nada mal?
    Será que tem bicicleta desse tipo fabricadas no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Exatamente esse velomóvel é meu sonho de consumo!!!! Mas para lugares quentes é ruim mesmo, isso foi feito para andar no frio.

    Outro sonho de consumo é a GreenMachine da flevobike tb.
    http://www.flevobike.nl/content/view/16/79/lang,en/

    Cara, se tu vais para Europa, aproveita e trás uma reclinada de lá, qualquer um que experimenta uma reclinada por um tempo, se apaixona e não quer saber de outra coisa.

    A Zohrer tem ajuste para o tamanho, eu adoro minha EXD e minha tandem da Zohrer.

    Aqui em Porto Alegre tem o klaus que tá fazendo reclinadas sob medida em bambu:
    http://ecobamboobikes.blogspot.com/
    As reclinadas dele estão especiais, leves,ele usa fibra de carbono para o banco e junções, estão lindas, minha próxima reclinada será feita por ele.

    Tem também um fabricante novo em SP:
    http://solyombikes.com/index.php
    Esse ainda não conheço.

    Para saber mais sobre reclinadas entra no recliforum:
    http://recliforum.forumeiros.com/forum.htm

    ResponderExcluir
  3. Eu estou relembrando minhas postagens antigas. Esse foi meu primero translado de bicicleta no IFES Cariacica! Já passou mais de um ano e mais de 2000 km no ciclocomputador!

    Já estou com minha solyom S26 mas ainda não tem meu velomóvel!!

    ResponderExcluir
  4. Olavo, eu tenho um projeto de adaptar o velomóvel para o calor daqui, usando evaporação de água. Eu estou esperando para saber se meu projeto vai ser aceito...

    ResponderExcluir
  5. Olavo, agora, um colega engenheiro mecânico vai trabalhar comigo para montar um velomóvel. Espero que vai dar certo!

    ResponderExcluir
  6. Relembrando minha primeira travessia de Vitória de bicicleta!

    ResponderExcluir