segunda-feira, 29 de outubro de 2012

em defesa do sistema pedelec para e-bikes


A revista bicicleta última revista bicicleta fez um artigo muito interessante sobre as bicicletas elétricas mas infelizmente se posicionou contra o sistema pedelec que obriga o ciclista a pedalar para acionar o motor. Por isto estou propondo a criação de um abaixo-assinado em defesa do sistema pedelec. O outro sistema é o sistema é parecido com uma motoneta onde o ciclista pode permanecer totalmente sedentária como vejo acontecer em Vitória.

sistema pedelec: pedalar aciona o motor (fonte: electric bicycle guide)


A revista bicicleta usa dois argumentos para justificar seu posicionamento. Um deles é falso e o outro muito questionável.
O argumento falso é a respeito do preço do sensor pedelec (sensor de pedalagem) que a revista diz ser caro. Verifiquei numa loja francesa que o acelerador de punho (19 euros) é mais caro do que o sistema de detecção de pedalagem pedelec (18 euros). Será que a revista estaria defendendo algum lobby? Será que ela está defendendo o sedentarismo? Não sei.


sistema pedelec solto (a esquerda) e montado no pedaleiro (a direita)


De fato, o outro argumento da revista é que uma tal bicicleta pode impedir alguns portadores de deficiência de poder andar nas ciclovias.
Não sei exatamente quais pessoas poderiam se enquadrar nessa situação? Não seria mais interessante tirar muito mais pessoas do sedentarismo com bicicletas elétrica com sistema pedelec afim de reduzir as ocorrência das doenças pulmonares no Brasil? (primeira causa de morte no Brasil se eu estou enganado)
De qualquer forma, poderia ter bicicletas especiais com acelerador de punho para as pessoas com deficiência com autorização de um medico.

Eu sou um exemplo da volta a pedalar ao usar uma bicicleta com sistema pedelec. Eu tinha problema no joelho que não me permitiam fazer meus 47 km diário sem dores. Peguei uma bicicleta elétrica com sistema pedelec para ver se melhoraria meu joelho e deu certo. Agora faço meus 47 km sem problema só uso de vez em quando a bike elétrica quando sinto o joelho.

Que tal fazermos um abaixo-assinado para isso?

5 comentários:

  1. Não entendi muito bem o seu propósito. Tudo bem, concordo que o pedelec é uma boa opção contra o sedentarismo, mas e daí. Sua proposta seria tornar o pedelec como algo obrigatório para e-bikes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sedentarismo é a causa de um dos maiores problemas do Brasil: as doenças cardiovasculares que são as doenças que mais matam no Brasil. Temos a disposição dois modelos. O modelo americano que fez das bicicletas elétricas que não tem obrigação de usar o sistema pedelec, ou seja as e-bikes são, em geral, motonetas com acelerador de punho. O sistema não é proibido lá. Na Europa, foi escolhido a solução mais saudável, o sistema pedelec. No Brasil as doenças cardiovasculares são as doenças ue mais matam! Eu acho que vale a pena. O exercício físico aumenta a esperança de vida por causa disso!
      Na verdade com o sistema pedelec você não precisa forçar muito, você precisa movimentar as pernas. É exatamente isso que é bom para a saúde, isso que faz emagrecer porque você trabalha numa faixa cardíaca baixa como se você estivesse andando. Mas com esse sistema, você pode forçar mais se você quiser, não há impedimento.
      Na revista bicicleta o argumento usado é que obrigar o sistema pedelec seria restritivo, impediria as pessoas com problemas motores de usar ela. Não sei se existe realmente pessoas com problemas motores nas pernas que poderiam usar um e-bikes com perfil motoneta?
      Eu pensei em uma outra possibilidade que seria obrigar o sistema pedelec em princípio mas para pessoas com problemas motores poderiam ter sobre via um medico autorização para usar uma bike sem sistema pedelec (com acelerador de punho).
      Eu penso que a revista bicicleta escondeu algumas coisas. Eu acreditoa que algumas empresas estão fazendo pressão para liberar tudo e qualquer coisa para que todos os formato da suas bicicletas se enquadram na legislação. Eu deduzi isso de discussões que eu tive com alguns representantes de empresas de biciletas elétricas na bike expo Brasil. Infelizmente, o poder público envolvido nessa decisão não está pensando nos seus graves problemas de saúde com hospitais super lotados. Cada melhoria na saúde pública pode ter um impacto na saúde pública. Cada ação do poder público pode fazer a diferença! Talvez preciso escrever uma carta para a presidente Dilma que não está sabendo dessas possibilidades. Do impacto das bicicletas elétricas para a saúde pública. Eu mesmo sou o exemplo de que o pedelec pode ser útil. Eu andei muito de bicicleta quando adolescente mas no fim dos meus estudos até o doutorado, parei bastante de andar de bicicleta e comecei a ter problemas no joelhos. Tenho atualmente um trajeto de 23 km para ir no trabalho. Tentei ir inicialmente de bicicleta comum mas não foi possível por causa das dores no joelho. Decidi investir no bicicletas elétrica. Eu escolhi o formato europeu porque justamente eu queria aproveitar esse momento para fazer um exercício físico. Eu costumava andar devagar na ida para o trabalho, assim, podendo chegar no trabalho quase sem suar, em geral. O mais incrível foi que mesmo não fazendo muito esforço, eu comecei a emagrecer, justamente porque para emagrecer, não precisa-se fazer um exercício muito intenso mas tem que fazer um exercício mais ameno e durante mais tempo. Eu fazia exatamente isso. Pouco a pouco eu melhorei minha condição física e finalmente comprei uma nova bicicleta comum para poder ir trabalhar com ela. Atualmente eu vou no trabalho com essa bicicleta comum mais de 90% do tempo. Eu estou cada vez mais forte. Isso fez muito diferença na minha vida mas poderia fazer muito mais para outras pessoas! Eu não era sedentário, eu fazia bicicletas no fim de semana mas minha vida mudou muito por essas razões e por outras mas principalmente por causa da bicicletas elétrica.
      As pessoas com insuficiência cardíaca também podem usar a bicicleta elétrica para trabalhar em faixa de frequência com orientação de um especialista. Conheço um exemplo de um Francês que fez um sistema pedelec especialmente para isso qual o qual você pedala sempre desenvolvendo baixa potencia, ele consegue aumentar a capacidade cardíaca... As possibilidades são muitas!

      Excluir
  2. Bom dia! Indo na contramão do que pensa sobre o sistema pedelec, vc saberia como burlar o sistema? Estou com um problema causado pelos movimentos repetitivos da pedalada. Para não vender minha bicicleta, estou tentando fazer essa alteração para continuar utilizando a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil de dizer. Teria que mostrar seu sistema para alguém que entende de eletrônica. As vezes pode consertar o sistema. No sistema que eu usava, tinha imãs girando junto com o pedal e uma sonda Hall que deve então apresentar uma voltagem que deve ativar o motor. No seu caso. Não sei. Pode tentar perguntar num forum como Pedal.com.br. No meu caso eu acrescentei imãs de Neodímio porque estava falhando devido a distância entre o sensor e os imãs.

      Excluir