segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Para andar de bike o calor não é um problema!

Antes de ler esse artigo, cuidado porque quem usa a desculpa do calor excessivo no Brasil para não andar de bike vai ter que achar outra desculpa! Peço para quem realmente não quer andar de bike de por favor não ler esse artigo porque assim você poderia perder sua melhora desculpa esfarrapada para não andar de bike!

Conheço 4 técnicas principais para evitar o calor.

A primeira técnica mais simples é usar um casaco de algodão com capuz encharcado de água. Funciona super bem mas acabava em geral molhando a parte superior da calça o que não é muito agradável. Em Vitória, eu obtive uma autonomia de no máximo 40 minutos no verão, insuficiente para mim. Se você usa diretamente na pele é porém a técnica que resfria mais entre as técnicas que testei mas cuidado com resfriado mesmo no verão! Eu aconselho usar uma camisa dryfit ou parecida por de baixo do casaco. Na hora de chagar no trabalho, basta retirar o casaco. Você logo pode começar a trabalhar com a camisa dryfit que mesmo molhada não muda de aparência (testei com uma camisa de cor preta e dava certo).  Nunca tive nenhum resfriado por causa disso mas não posso garantir isso para outras pessoas. A vantagem dessa técnica e que é baratíssima, protege muito bem do sol, no pescoço e nos bracos! Para extender a autonomia, pode ser jogado água no casaco durante o trajeto com uma caramanhola ou um spray com água!

Colete com com pacotes de gelos
Testei uma segunda técnica no fim do ano 2010 mas ela naõ deu muito certo. Ela utiliza um colete com gelinhos (link para compra no site amazon.com). Tem um compartimento com gelinhos fixado com velcro e que pode ser separado do colete para colocar no congelador. Infelizmente tem uma autonomia de somente 30-40 minutos. Não deu certo para o meu trajeto é mais longe, entre 1h15 e 1h20. Eu também achei frio demais no início da pedalada.


A terceira técnica que uso atualmente é que está dando super certo usa um colete contendo um polímero superabsorvente (link para comprar no amazon.com) feito para absorver grandes quantidade de água, como as fraldas um colete com resfriamento por evaporação. Infelizmente o site amazon.com você não pode mandar esse artigo fora dos Estados Unidos mas um amigo do facebook me apontou para um vendedor no ebay nesse link. Hoje, 5 de novembro, só tinha dois coletes disponíveis! Eu estou até pensando em comprar um!
Recebi muitas perguntas a respeito do tamanho. Eu sou relativamente magro, 1m70 e uso o tamanho M que fica ótimo.
Você molhado o colete e em 1 ou 2 minutos o colete está pronto para o uso para algumas horas. Você tem que colocar em cima de alguma roupa que não muda de cor com a água ou a umidade e assim na hora da chegada no trabalho você chega menos suado do que o motorista usando ar condicionado no arro porque o motorista sempre sua nas costas! Eu uso camisas com proteção UV, por exemplo da marca UVline que quase não muda de cor. Não é 100% perfeito nesse ponto mas eu gosto bastante da camisa Istambul que me dá uma sensação maior de frio. Basta retirar o colete 5 minutos antes de chegar no trabalho para que a camisa começa a secar. Só falta banda refletor nesse colete para ser possível utilizar ele a noite. Aqui em Vitória, vale o resfriamento até a noite! Com esse colete eu quase me sinto na Holanda! Após 6 meses de uso sua autonomia caiu significativamente na ordem de uma hora quando o sol está muito forte.
colete com resfriamento por evaporação (ver também a foto de um artigo de jornal)
Para 1m70 e 70 kg, eu comprei tamanho M e deu certinho!


Colete com resfriamento por transição de fase
A quarta técnica usa um colete da marca Techniche que usa um material com transição de fase. O material mantem a temperatura do colete a 14 graus. É mais caro mas não precisa ser molhado e pode ser portanto usado com qualquer roupa e, por exemplo, de baixo do terno sem ninguém ver o colete! O preparativo do colete é um pouco mais lento (25 minuto e mais complicado porque o colete precisa ser resfriado na geladeira. Infelizmente o colete não pode ser mandado fora dos Estados Unidos. Tem que conhecer alguém lá para mandar para o Brasil. Eu ainda não testei essa solução em princípio mais avançada e não posso garantir que funciona bem mas ela é teoricamente uma técnica mais avançada que evita molhar as roupas. alguns clientes reclamaram que o colete não se ajusta bem no corpo. a estética desse colete não é muito boa mas a segurança deve excelente graças as bandas refletores.

Encontrei no ebay um colete similar  que combina a evaporação da água com um sistema de transição de fase (infelizmente só manda esse produto para os Estados Unidos). Assim o resfriamento continua mesmo quando você está parado! Muito interessante! Precisa ser testado!



6 comentários:

  1. Espetacular, Emmanuel! Se você puder me orientar a que tamanho adquirir do colete que você está usando atualmente, me ajudaria demais! Moro em Macapá/AP, quente o ano todo!
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Para 1m70 e 70 kg, eu comprei tamanho M e deu certinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 1,80 e 75 kg. Logo, devo ter a mesma "largura" que você, porém um pouco mais alto. Vou de M também. Você acha que pode ficar curto? Abração.

      Excluir
    2. Eu acredito que não. No meucaso o colete se sobrpõe significativamente na calça ou que é mais um desvantagem que vantagem. Isso molha a calça. Se for mais curto deve ser mais uma vantagem!

      Excluir
  3. Comecei a experimentar a 3ª técnica hoje (02/04/14), graças ao Emmanuel e achei fantástico. Num percurso de 10km, em que gasto cerca de 25min. e que antes chegava "ensopado", hoje com um sol forte cheguei no trabalho sem uma gota de suor. Parece que estava com um "ar condicionado corporal", bem geladinho. Recomendo à todos o investimento.

    ResponderExcluir