domingo, 12 de agosto de 2012

Qualidade do ar de Vitória

Segundo o blog do vereador Serjão, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI-Respira Vitória), formado para discutir novos padrões da qualidade do ar de Vitória, realiza sua primeira reunião no próximo dia 14 de agosto, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal.  No grupo Fala Vitória do facebook o vereador convidou os cidadãos a comparecer. 

Um artigo científico que estudou a poluição e as doenças pulmonares em crianças de menos de 6 anos não encontrou na época valor elevadas de poluição. Desde então os índices de poluição aceito pela OMS foram modificados e de fato a poluição em Vitória estaria atualmente acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde segundo esse artigo do portal globo de setembro de 2011. Por isso investi em uma máscara anti-poluição e porque já comecei a ter irrtações constantes na garganta. Essa máscara protege não só do material particulado (MP10 e MP2,5) mas também de gases irritantes como NOx, SO2, para me deslocar de bicicleta com uma boa proteção contra essa poluição atmosférica.


Voltando do trabalho de bicicleta com uma máscara anti-poluição

Sempre é discutido a poluição em Vitória sempre apontando para as empresas poluidoras, Vale e CST mais eu nunca tinha visto nenhuma análise séria desse assunto até agora. Então eu fazer esse trabalho a partir dos dados disponíveis na internet, ou seja no site do IEMA: http://www.meioambiente.es.gov.br, é possível obter dados de emissão de material particulado, gases CO, NOx, SO2 e compostos orgânicos voláteis. Basta clicar no link Qualidade do Ar e ir até o link Inventário de Fontes de Emissão de Poluentes Atmosféricos da Região da Grande Vitória. Os anexos B e C contém grandes partes dos dados numéricos na forma de planilha.

A partir dessas planilhas, é possível reorganizar a tabela para ver as empresas mais poluidora e acrescentar outras fontes de poluição como em particular os veículos motorizados.

Segue uma tabela contendo grande parte das fontes de poluição:

Fontes principais de poluição atmosférica da Grande Vitória
É interessante ver que a maioria da poluição de material particulado (MP) é provocada pela ressuspensão de MP pelos veículos motorizados mas obviamente esse valor seria muito menor se as grande poluidores não emitisse tanta poluição. De fato a ressuspensão devido ao veículos automotores corresponde a 2742.8 kg/h ou seja cerca de 67,8% do pó em suspensão. A Arcelor-Mittal (246 kg/h) e a Vale (633,3 kg/h) representam 76,3% da emissões de MP da poluição industrial na grande Vitória (total de 1151,5 kg/h). A Vale represantaria 55% da poluição industrial e a CST, 21,3%.

Assim é fácil deduzir que as duas medidas principais para reduzir a poluição de MP em Vitória:
- reduzir as emissão de MP da Vale e da Acelor-Mittal,
- diminuir a circulação de veículos motorizados.

Uma excelente medida seria portanto promover a bicicleta como meio de transporte! O desenvolvimento de um transporte público de qualidade pode ser também importante mas seria muito importante pensar em um meio de propulsão mais limpo do que o atual, muito poluente. Poderia ser feito como em São Paulo, investir de novo em ônibus com propulsão elétrica que não polui a cidade e que é muito mais eficiente energeticamente falando. Os motores térmicos dificilmente tem eficiência maior do que 30% enquanto os motores elétricos facilmente ultrapassam 80% de eficiência...

2 comentários:

  1. Finalmente consegui encontrar (em números) os culpados pela poluição atmosférica na GV: as indústrias (VALE e CST) e os veículos; mas faltou (ou não) a construção civil? Parabéns Serjão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estudei a questão mas parece que a construção civil gera partículas maiores que devem ser menos prejudiciais que outras partículas.

      Excluir