sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Velomóvel no Brasil ?

 Velomóvel no Brasil ?

O velomóvel é uma bicicleta fechada ou um mini carro com pedal.Já é bastante utilizado na Alemanha e nos Países Baixos.O vídeo a seguir mostra um Estasunidense falando sobre o seu velomóvel que ele utiliza para ir trabalhar:





Ele fala que ele está sendo mais respeitado do que um ciclista comum. Parece que ele está considerado como um mini carro! As pessoas não sabem que ele está pedalando!!

Outra consideração feito por ele é que 15% do consumo de combustível usado para o transporte corresponde a trajeto inferior a 5 milhas, ou seja aproximadamente 8 km. Outra reflexão interessante dele é que ele consegue se manter em boa forma física!

O velomóvel mostrado custa em torno de 9000 dollars, ou seja 15000 reais. É bem caro! Para convencer a esposa dele, ele falou que tem que ver isso com um segundo carro. Por exemplo, se eu pudesse substituir meu segundo carro por um veículo desse, isso não me custaria nada, considerando o valor acima. Por enquanto,não existem velomóvel fabricado e vendido no Brasil.Esse velomóvel custaria uma fortuna no Brasil, considerando frete, importação e despachante..

Uma das dificuldade no Brasil é o calor. Não conheci ainda um velomóvel que foi adaptado para o nosso clima. Eu escrevi um projeto cujo objetivo é adaptar os velomóveis ao clima Brasileiro, espero que o projeto vai ser aceito! Resposta no início de novembro.

Existem soluções de velomóvel um pouco mais barata como o kit Alleweder A4. O vídeo a seguir mostra a construção desse velomóvel:

2 comentários:

  1. Grupo de discução sobre velomóvel no Brasil pelo Facebook

    http://www.facebook.com/groups/191899970951578/

    ResponderExcluir
  2. eu tenho uma trike KMX TORNADO, conheci um senhor chamado Leone Fragassi, ele é de São Paulo, tem bastante experiencia na área dos veiculo ecologicamente corretos, estou negociando com ele a construção de uma carenagem para transformar a minha trike em um velomovel adaptado para a minha região que fica localizada no Estado do Pará, bem na linha do Equador o clima aqui é muito quente. se alguém tiver interesse entre em contado com ele, ele tem um canal no you tube e também no face book.

    ResponderExcluir