sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tinta lisa em ciclovias na grande Vitória

 Tinta lisa em ciclovias na grande Vitória
(virou moda!)

Prezados cidadões capixabas, e emparticular, comunidade ciclista, eu preciso alertar vocês de um novo perigo nas ciclovias.

Tem uma epidemia de tinta vermelha lisa de ciclovia. Eu mesmo fui vítima da tinta lisa que foi aplicada na ciclovia da Orla de Cariacica que fica ao longo de avenida da Vale do Rio Doce, perto da superintendência da Polícia Federal. A tinta tampa os poros do asfalto e, com pouca chuva, já se torna um sabão.

Eu mostro aqui ume foto da minha bicicleta depois da queda que resultou na quebra de partes da bicicleta, principalmente o veltop da minha bicicleta que serve para me proteger dos raios do sol e da chuva.

Hoje passei na Orla de Camburi para ir no meu local de trabalho e entre a ciclovia da Orla de Camburi a ponte Airton Sena, percebi que foram também pintadas faixa de travessia de ciclista usando também uma tina vermelho muito lisa, tampando os poros do asfalto. É tão lisa que dá até para ver o reflexo das pessoas na foto! Também vira um sabão com chuva!

(foto do 4 de setembro de 2011)
Eu queria ressaltar que em caso de chuva, mesmo fraca existe um grande risco de escorregar colocando em perigo a integridade física dos ciclistas. Eu fiquei com problemas e dores no joelho esquerda que foi danificada na minha queda do 11 de agosto por causa da tinta lisa. Espero no entanto ver meu joelho voltar progressivamente a funcionar normalmente nos próximos meses.

11 comentários:

  1. Processo na prefeitura, por danos materiais e morais!

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão eu tinha desanimado por causa dos prazos de pagamentos mas eu realmente preciso entrar na justiça. O veltop é difícil de comprar aqui e o joelho não tem preço!

    Hoje protocolei junto a prefeitura de Vitória minha reclamação sugestão en relação com as novas tintas das faixas de travessia de ciclovias do semaforo 701 e de uma outra a proximidade. Protocolo 236409 do 5/09/2011. Vamos ver o qu dá. Vou também tentar um contato com a secretaria de transporte se for possível!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive muita vontade de andar de bicicleta, mas depois que passei a usar o Transporte coletivo(Transcol) percebi a necessidade de meios de transporte alternativos. Usaria a bicicleta, mas o medo de ser atropelado, a falta de segurança impede.

    Fez muito bem em ter feito a reclamação.

    ResponderExcluir
  4. Na Grande Vitória, tem regiões realmente totalmente incompatível com a bicicleta. Por sorte, eu achei um esquema para mim. Isso me ajudou a conhecer a cidade ou precisei conhecer a cidade para melhorar meu trajeto. O problema foi esse erro de tinta na ciclovia.

    No meu caso são 24 km para chegar no trabalho, é muita coisa, tem que gostar muito de bicicleta para aguentar os choques devido as más condições oferecidas para os ciclistas. Se as infraestruturas para ciclistas fossem boas e já estivéssemos no Campus Itacibá, eu provavelmente venderia meu segundo carro! Eu lembro que quando fiquei na Hollanda em Eindhovem, eu precisava de 40 minutos de bicicleta para chegar no trabalho em excelente condições de ciclovias e respeito pelos motoristas. Nunca aconteceu nenhuma situação de acidente em seis meses. Aqui, são raros os dias em que não tem nenhum problema, nenhuma falta de respeito. Nunca cheguei a situação de perigo extemo de morte mas já fui desrespeitado por motorista de ônibus, colando e buzinando, e dentro do ônibus nimguém quis me defender, só queria que eu estivesse saído da rua para deixr passar o ônibus... Para ganhar 0,3 segundos... Muitas vidas sem perspectivas, sociedade ultra-hierarquizada...

    ResponderExcluir
  5. Processe a prefeitura, com certeza... junte todas as provas de sua queda, exames médicos, gastos com médicos, remédios etc. Exija uma indenização, procure o juizado de pequenas causas ou Ministério Público de sua cidade... não deixe isso para lá, outras tantas pessoas podem e serão vítimas...

    ResponderExcluir
  6. Obrigao Eliel por seu recado. A vida é muito corrida mas eu relamente preciso resolver isso. O problema é grave nesse caso...

    Depois da minha queda, com tempo está chuvoso, eu evitei ir de bicicleta por medo de cair apesar de ter muita experiência com bicicleta. Eu também fiquei sem capota que foi destruída na queda. Eu vou ter que usar meu carro. O ônibus aqui, só para quem tem muita saúde mesmo, a qualidade do transporte público deixa muito a desejar.

    Infelizmente, os motoristas de ônibus, quando não estão atropelando os ciclistas, dirigam de um jeito tão agressivo que você passa mal, fica com dores nas costas etc...

    ResponderExcluir
  7. Passaram quase um mês desde que eu registrei o protocolo 236409 do 5/09/2011 apontando o problema de tinta lisa em travessia de ciclovia que coloque em perigo a integridade física dos ciclistas. Ainda não foi atendido! Nme recebi nenhum retorno da prefeitura.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei sabendo hoje que o mesmo problema existe em Vila Velha. Mandei uma matéria para o cidadão reporter de Gazeta, vamos ver se sai. Preciso ir lá fazer um abaixo-assinado!

    ResponderExcluir
  10. bom e passar de moto nessas faixas e faixas de pedestres que estão passando essa porcaria de tinta quero ver quando morrer alguém

    ResponderExcluir