segunda-feira, 24 de março de 2014

Fertilidade e panelas antiaderentes

A taxa de fertilidade no Brasil está abaixo do nível de reposição (artigo) chegando a 1,9. Existem várias explicações possíveis. Algumas delas relacionada com comportamentos relacionado com a vontade de ser mãe etc... Eu me interesso em outros efeitos como a química ingerimos e que nossos avós nem conheciam.
Vários produtos químicos novos são suspeitados de interferir com a fertilidade como, por exemplo, o bisfenol A, ftalatos ou o ácido perfluorooctanóico (PFOA). Os ftalatos e bisfenol A são encontrados em alguns plásticos. O PFOA é encontrado em panelas antiaderente. Muitas delas podem ser subsitituída por penelas de inox. Alias os próprios fabricantes de panelas já estão pronto para essa mudança e sabel porque. Podemos ler na caixa das panelas de inox que estas não soltam nenhum produtos na comida. Eles se referem provavelmente as panelas antiaderente que soltam o PFOA que é suspeitado de interferir na fertilidade. O PFOA é um composto perfluorado,
Evitar o PFOA não é importante somente se você quer ter filho mas também se você tem filhos ou netos, pois o PFOA é bioacumulativo e pode ser encontrado em animais (mesmo se parece ser pouco bioacumulativo).
Na Noruega, ele foi colocado na lista dos produtos perigosos prioritários e na Europa ele foi caraterizado como um produto extremamente preocupante no quadro do programa REACH que efetue a getão dos produtos químicos (link em Francês). Na cozinha os materiais mais seguros são inox, vidro e como escrevi num outro artigo recente, "O princípio antitóxico", tem que evitar a todo custo os plásticos com números (PVC), 6 (policarbonato, o pior!) e 7 (polistireno). Os mais seguros têm os número 2, 4 e 5. O problema não é só a injeção desses produtos mas é também a possibilidade do descarte errado que pode fazer com que algum tempo depois esse produto se encontra nas águas, por exemplo no mar e concentrado nos peixes como o PCB que já é proibido. Infelizmente muito recipient ou ustensilos usado na cozinha no Brasil não tem nenhuma inscrição mostrando o tipo de plástico. Por exemplo é o caso de algumas tampas de pote de plástico. Um absurdo!
Para substituir as frigideiras, existe a possibilidade de usar frigideiras com cerâmicas. O problema é que os fabricantes se escondem atrás do segredo industrial e não divulgam as composições. Existe a possibilidade de usar frigideira de ferro, ferro fundido ou de inox. Minha pesquisa continua para encontrar a melhor frigideira para mim. Alguém tem uma sugestão? Será que conseguirei cozinhar com uma frigideira de inox? Não gruda demais? Uma frigideira de ferro fundido é uma melhor opção?

Panela de inox
(que além de não emitir produtos tóxicos podem economizar energia, quero verificar isso mas foi a impressão que tive)
Escorredor de arroz de inox 
Panelas antiaderente a serem descartadas (onde como?) e escorredor de plástico
(este escorredor de plástico é feito de PP, ou seja, acredita-se que não seja nocivo)

Liquidificador com copo de inox
(atrás uma frigideira com revestimento antiaderente ainda não substituída)


Nenhum comentário:

Postar um comentário