sexta-feira, 21 de março de 2014

Passar a ponte de Camburi de bicicleta e sem risco

Em 14 de março de 2014, um ciclista foi atropelado a proximidade da Ponte de Camburi (TV gazeta 1a edição), num local onde os ciclistas costumam andar na contramão por "tradição". Ali, de fato, é um setor perigoso para esses ciclistas, devido ao alto fluxo dos carros e as altas velocidade dos carros. Ali costuma ser um local de desafogamento dos engarrafamentos da Praia do Canto, onde os motoristas pisam muito no acelerador... Nesse local, existe um projeto de ciclovia da prefeitura em preparação para resolver esse problema de segurança. Podemos esperar que este projeto seja implementado o mais rápido possível e que todos os envolvidos, vereadores, secretários, prefeito(s) se unem em prol da defesa a vida das pessoas.

Enquanto isso não acontece, eu quero compartilhar uma outra opção de trajeto usado por vários ciclistas, inclusivo eu, que consiste em passar na outra calçada e a passar no triângulo das Bermudas (ver caminho azul no mapa abaixo). Este caminho consta na imagem abaixo que mostra um pedaço do mapa das rotas alternativas que vem sendo construído por ciclistas da Grande Vitória.

Foto do local do acidente mostrando rotas (mapa de rotas de ciclistas)

O trajeto proposto é longe de ser perfeito pois passa por uma calçada relativamente estreita e desvia do trajeto tradicional dos ciclistas. Porém esta calçada tem poucos pedestres e ciclistas (por enquanto) e pode ser utilizada em baixa velocidade por qualquer ciclistas. Depois da travessia da Ponte basta entra na primeira a direita e alcançar o triângulo das Bermudas. Nesse trecho, seria muito interessante se a prefeitura pudesse adaptar a sinalização para liberar o trânsito dos ciclistas nos dois sentidos para oficializar essa rota e permitir que os ciclista usassem essa rota sem precisar andar na contramão. A partir daí, é possível seguir por duas ruas na Praia do Canto, a Aleixo Netto o a Joaquim Lírio que são ruas relativamente largas e onde os carros costumam andar em velocidade relativamente baixa o que faz com que os conflitos entre ciclistas e motoristas sejam mais raros.
A Aleixo Netto pode ser utilizada por quem quiser ir em direção do Centro de Vitória pois esta rua atravessa a Reta da Penha (vou fazer um outro artigo sobre essa rota maravilhosa que amigos me fizeram descobrir alguns meses atrás)!
Quem quiser continuar pela Praça dos Namorados pode, por exemplo, andar na Joaquim Lírio e virar a esquerda no terceiro rotatório, e entrar na rua Celso Calmon. Basta atravessar duas faixas de pedestres para alcançar a Praça. É também possível andar mais na Praia do Canto assim poderá descobrir como é andar de bicicleta na Praia do Canto, e talvez curtir alguns locais bacana que eu gosto, como os sorvetes Cremino ou o chocolate Tabacco ou a comida orgânica do Restaurante d'Bem. Pode também comprar queijos bacana na Via Láctea... Ali é mais fácil parar de bicicleta do que de carro!! Mesmo se ainda não tem bicicletário, basta prender a bicicleta em dos postes de sinalização. Eles são perfeitos para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário