quarta-feira, 12 de março de 2014

A lei do mais forte das ruas de Vitória

Nas ruas da Grande Vitória, o que vale ainda é a lei do mais forte. Infelizmente, o respeito entre usuários das ruas é exceção. Você podem ver, no vídeo abaixo, o comportamento totalmente inadequado de um caminhoneiro com um motorista. É fácil entender que seja difícil esperar do caminhoneiro que ele respeite um ciclista. Portanto uma das razões principais das mortes dos ciclistas no trânsito é a alta velocidade dos carros como pudemos ver no caso recente que levou a morte do ciclista Cléberson Lemos.




Precisamos de muitas campanhas de educação no trânsito, não só para pedir o respeito dos ciclistas. O respeito tem que ser global. As noções de distância de segurança, de direção defensiva  que são pouco praticadas, precisam ser disseminadas na população.

Percebi em particular que esse tipo de comportamento em relativamente comum e praticada por motoristas de carros, de ônibus e mesmo caminhoneiros. Mesmo se não ameaçam conscientemente os motoristas como o caminhoneiro do vídeo acima, muitos costumam colar atrás do veículo da frente o que é um erro básico de segurança no trânsito. Este erro não acontece só na cidade onde podem causar acidentes de menor gravidade mas acontece frequentemente nas BR onde os acidentes costumam ser fatais, especialmente quando envolvem caminhões.
Cadê os órgãos que devem fazer campanhas de educação. Nunca vi nenhuma vez abordado essas duas noções. Alias vejo as autoescolas estão formando infratores. Os monitores deixam passar os alunos perto dos ciclistas em vez de impedir eles de fazer o erro. Se você reclama por isso o monitor pode até ficar bravo. Já vivi isso, acreditem! Parece mesmo que não ensinam a direção defensiva...

Para efeito de educação, para quem ainda não souber, compartilho um trecho do artigo 29 do CTB:
"O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
I -(...)
II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;"


Um comentário:

  1. Pois é, dirigir ou caminhar no Brasil são entre os piores medos que estou vivendo. Fácil imaginar como deve ser andando de bicicleta.

    ResponderExcluir