domingo, 1 de julho de 2012

Potência de um ciclistas do prólogo do tour de France

Ontem começou o Tour de France com um Prólogo, corrida contra-relógio individual de 6,1quilômetros vencida por Fabian Cancellara, da equipe RadioShack, com uma velocidade média de 50,8 km/h. O atleta Jan Ghyselinck do time Cofidis fez o percurso com o medidor de potência SRM. Sua média de velocidade foi de aproximadamente 50 km/h com uma potência média de 453 watts! O batimento cardíaca do atleta ficou em torno de 200 batimento por minuto durante a prova!


Dá para ver na curva em verde dois picos de potência chegando a potência instantânea de cerca de 800 watts após as duas grandes freadas onde a gente percebe que o ciclista para de pedalar momentaneamente.

Para utilizar essa tecnologia, não é muito barato, tem que investir cerca de 5000$ (link). O sistema é muito leve que é muito utilizado durante os treinamentos, também pode ser utilizado em competição. Em 2011, o sistema foi utilizado durante o Tour de France por nada menos do que 122 atletas. Os dados obtidos podem ser analisadas no computador.





Fontes:
http://jovempan.uol.com.br/esportes/2012/06/suico-vence-prologo-do-tour-de-france-realizado-em-cidade-belga.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário