sábado, 28 de julho de 2012

Composteiras Jora do Brasil

Quem pretende ser um pouco sustentável, já deve ter se perguntado a respeito da quantidade do seu lixo. É possível reduzir ele considerávelmente fazendo compostagem dele afim de transformar ele em adubo. Além de reduzir drasticamente a quantidade de lixo dito ùmido, a compostagem evite a emissão de muito gás metano (CH4) emitido por lixo úmido em aterro sanitário. Esse gás é um dos principais gases de efeito estufa. O metano é 20 vezes mais efetivo do que o dióxido de carbono (CO2) em termo de efeito estufa!

Lixo úmido => composteira => adubo

Para reduzir esses impactos ambientais negativos, é portanto possível usar uma composteira em casa na qual você joga todo o lixo orgânico da casa. A Jora do Brasil tem uma composteira muito prática que funciona com dois compartimentos separados. Para uma família de até 5 pessoas existe o modelo de composteira JK125. Existem também modelos maiores. Eles permitem um funcionamento contínuo com os dois compartimentos. A utilização é super simples e a composteira tem a vantagem de ter compartimento bem fechados. Basta encher durante 6 semanas um compartimento de mateira orgânica misturado com pó de serragem. Depois encha-se o segundo compartimento enquanto o primeiro está se transformando em adubo e assim por diante!



Os pés da composteira JK125 são opcionais mas a composteira  vem com um suporte de parede como mostrado nesse vídeo:



Além das composteira manuais, a Jora também tem composteira automáticas que podem servir para condomínios, restaurantes, hotéis, universidades, refeitórios e indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário