sábado, 21 de julho de 2012

Bicicletas elétrica: norma absurda em preparação

Hoje descobri mais um imbróglio na epopeia da bicicleta elétricas no Brasil.
Segundo um artigo do jorna Estadão, o Denatran estaria preparando uma norma para liberar o uso de bicicletas elétricas. Gente mas que norma absurda!

"De acordo com a proposta estudada pelo Denatran, os veículos com velocidade de até 20km/h e motor de até 4 quilowatts de potência serão enquadrados em normas específicas de circulação"

Eu acho que não existem nenhuma bicicleta elétrica no mercado com essas especificações! A grande maioria das e-bikes começam a partir de 25 km/h com sistema pedelec e potência máxima de 250W (norma europeia) e 32 km/h sem pedelec (norma americana). Parece que a norma europeia vai mudar para 350 W para poder ter desempenho maior nas subidas.

É totalmente ridículo aceitar potência de até 4 kW e só aceitar uma velocidade máxima de 20 km/h!!! Ridículo, absurdo! Sugiro pegar a futura norma europeia velocidade máxima 25 km/h, pedelec e potência máxima 350W... Será que a Associação Brasileira de Veículos Elétricos não está tentando fazer algo a respeito dessa absurdidade?

Qual será a aceleração de uma bicicleta de 4 kW numa ciclovia? Para um peso total de 100 kg, o tempo para passar de 0 a 20 km/h é de 0,4 segundos!!! Totalmente absurdo, isso não é uma bicicleta!!! Por efeito de comparação posso citar o que descrevi no artigo intitulado "potencia de um ciclista no prólogo do TOur de France". No contrarrelógio do prólogo do Tour de França, um dos melhores ciclistas profissional dessa modalidade que compartilhou dados de potência desenvolvidas, desenvolveu uma potência média de 453 Watts com uma velocidade média de 50,3 km/h! Precisamos Um bicicleta elétrica precisa de mais do que isso? A potência instantânea desse campeão teve alguns pouco picos de 800 Watts em algumas acelerações após algumas curvas fechadas. Uma bicicleta elétrica com 4 kW de potência seria 5 vezes mais potênte do que um ciclista profissional, de maneira instantânea!

Além do problema da velocidade absurdamente baixa, o Brasil tem a oportunidade de fazer uma lei benéfica a saúde das pessoas, exigindo o pedelec.  Para mim sem o sistema pedelec, não é uma bicicleta é uma péssima motoneta.

Sinceramente, se for aceito essa norma ridícula, vai ter que reprogramar todas as eletrônica das bikes elétrica do Brasil?

5 comentários:

  1. Depende, existe a unidade watts e a unidade kilowatts. Se está liberado 4 kilowatts que correspondem a 4000 watts está tudo de bom. Neste link se pode fazer a conversão:

    http://www.easy-conversions.com/portugues/poder/conversao-de-watts-para-kilowatts.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar tranquilo que entendo muito bem de potência, sou professor e doutor em física. 4 kW é um valor absurdamente alto enquanto 20 km/h é um valor absurdamente baixo porque nenhuma bicicleta elétrica construída hoje tem esse valor com velocidade máxima. Só existem bicicletas programadas para ter como velocidade limite 25 km/h ou 20 miles/h respetivamente correspondente as normas europeia e americana. Eu mesmo defendo que seja aplicado a norma europeia que obriga as pessoas a pedalar, melhorando a saúde dos usuários e podendo ter um impacto positivo na saúde pública no Brasil, em particular, impactar as doenças cardiovasculares que são as doenças que mais matam no Brasil.

      Excluir
    2. Eu já acho que deveria ser adotada a norma americana onde a obrigatoriedade de pedalar seja opcional. Acho que aqui no Brasil as bikes devem ser mistas com a opção do motor funcionar pedalando ou pelo acelerador do guidão.

      Excluir
    3. A questão de forçar a pedalar é importante porque pode evitar muitas mortes causada por doenças cardiovasculares principalmente. Isso pode tirar as pessoas do sedentarismo. Se as pessoas não precisam pedalar, a pessoa não sai do sedentarismo. Para mim a bicicleta elétrica foi fundamental para voltar a ter uma condição física boa. Inicialmente, meu joelho não aguentava pedalr os 47 km diário para ir trabalhar. Minha bicicleta elétrica me permitiu isso e me fez trabalhar as articulações de maneira suave. Foi muito bom. Hoje já voltei a andar de bike comum e faço os 47 km com bastante facilidade... É um exemplo de sucesso que não seria possível com uma e-bike com a qual não precisa-se pedalar.

      Excluir
  2. Pessoas com problemas cardiacos não podem fazer esforços, portanto sua teoria que pedalar faz bem ao coração é só uma teoria, pois até onde sei exercícios como bicileta não são indicados por cardiologistas. Sabemos que a vida sedentaria causa mais risco de problemas cardiacos, mas vida sedentaria não é o oposto a andar de bicicleta exatamente.

    ResponderExcluir