quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Rota segura para a travessia do Jardim Camburi v.2 (para ciclistas)

Vejo muita gente atravessar o Jardim Camburi de bicicleta na Carlos Martins. É perigoso e têm opções melhores. Conheço duas delas que mostro no mapa abaixo. As duas opções só ficam na Carlos Martins 100 ou 200 metros. Seguem as orientações abaixo do mapa!

© OpenStreetMap contributors, CC-BY-SA (link para o Jardim Camburi no OpenStreetMap)




Para primeira rota alternativa que conheci, vindo da praia, e só pegar a primeira a esquerda na Carlos Martins e seguir o caminho quase até o fim do Jardim Camburi, passando pela rua Carlos Delegado Guerra Pinto e pela avenida Doutor Herwan  Modenese Wanderley. Só faltou para ser ideal ter alguns controlador de velocidade nas avenidas Ranulpho Barbosa dos Santos e Doutor Herwan Modenese Wanderley para "policiar" o comportamento de alguns maus motoristas que andam em alta velocidade nessa ruas. Nessa rota, você fica na primeira rua paralela a Carlos Martins do lado esquerdo e consegue ir facilmente até o Parque da Fazendinha! A volta pode ser feita pelo mesmo caminho!

A segunda rota alternativa foi sugerido por Felipe Prieto, um grande conhecedor das ruas do bairro. Ela consista em andar na segunda rua paralela a Carlos Martins do lado direito, a rua Júlia Lacourt Penna. Depois de entrar na Carlos, entrar na Primeira rua a direita e pegar a segunda a esquerda em seguido para entrar na rua Júlia Lacourt Penna. Só faltou abrir o final da rua Júlia Lacourt Penna para não precisar desviar numa rua muito esburacada, o pior trecho dessa rota, na rua Silvino Grecco, antes de pegar a direção da Igreja Católica e contornar a Praça da Igreja. Nessa rota você também consegue chegar até o Parque da Fazendinha que pode ser atravessado a pé para chegar na Serra. Tem também a opção de subir pela nova estrada de chão que começa perto do "lixão" onde pessoas mal educadas e lixeiros de rua estão abandonando lixos que fica perto na curva da avenida Governador Carlos Lindenberg. Nessa rota existe a possibilidade de evitar a avenida Augusto E. Estrellita Lins que é larga mas possuo um asfalto ruins perto do meio fio obrigando os ciclistas, passando pela rua Dionísio Abaurre. Nessa rua o fluxo de carro é bem menor trazendo mais segurança mas os paralelepípedo estão em péssimo estado e o desconforto é grande para quem não tem uma suspensão traseira na sua bicicleta.

Evidentemente, essas rotas são mais seguras que passar diretamente na Carlos Martins mas sempre estamos a mercê de motoristas mal comportados. Fica sempre a dica de usar algumas dicas de seguranças para aumentar sua segurança!  Eu  apresentei duas outras rotas alternativas para o Centro de Vitória e para desviar da calçada do Álvares Cabral. Eu também não posso deixar de apontar para minha postagem sobre o conceito fantástico de Bicycle Boulevard, as ciclorrotas desenvolvida nos Estados Unidos em Portland que poderia muito bem ser implementado no Jardim Camburi com um custo baixo.
As duas rotas alternativas apresentadas aqui são baseadas nos princípios dos Boulevard Bicycle, baixo fluxo de carro e baixa velocidade dos carros. Além disso considerei a qualidade do revestimento das ruas porque no Jardim Camburi muitas ruas não trazem o conforto suficiente para um ciclista.

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