terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dicas de Seguranças (de novo!)

A cada site que dá algumas dicas de segurança para o ciclista, eu aproveito para comentar, corrigir, dar meu ponto de vista e associar isso com alguns princípios bem útil no cenário atual Brasileiro.

O site verdebike aconselha o uso de faróis dianteiro e traseiro. Eu acho isso fundamental para quem anda a noite.. Eu acho que deveria mesmo ser obrigatório para todos! Precisamos de uma modificação da lei, andar a noite sem luz é muito perigoso! Pode ser usado também um colete refletivo para ser ainda mais visível.

Eu acho que as luvas não são absolutamente necessárias mas não vou reclamar muito dessa dica, só acredito que tem outras coisas muito mais importante. Já caí algumas poucas vezes e a luva não teria mudado quase nada mesmo uma vez quando caí acima de 70 km/h durante uma competição de triatlo!

Andar pela direita e uma boa opção, em alguns casos pode andar de maneira momentânea na esquerda, para conversões a esquerda por exemplo mas pode ser mais perigoso. É frenquentemente melhor esperar um pouco um semáforo fechar e aproveitar para virar a esquerda sem risco de atropelamento.

Uma dica importante é a seguinte: perder um pouco de tempo pode aumentar muito a segurança do ciclista por várias razões. Além de atravessar andando nas faixas de pedestres no sinal fechado, pode também procurar ruas menos movimentadas ou ruas nas quais os carros andam em velocidades menores (procure algumas dessas rotas alternativas no mapa cicloviário de Vitória se ainda não tiver ciclovia no seu trajeto). O número de carro que ultrapasse um ciclista depende desse dois parâmetros, fluxo de carro e velocidade média dos carros (em relação a velocidade do ciclista que em geral é menor do que a velocidade dos carros). O risco obviamente pode ser relacionado com o número de ultrapassagens se for supor uma dada probabilidade de acidente a cada ultrapassagem... Mais carros ultrapassando igual mais perigo, menos segurança.

Uma boa dica é evitar andar muito próximo do meio-fio porque os carros tentam frequentemente nesse caso ultrapassar na mesma pista mesmo nos casos em que não tem uma largura suficiente. É algo muito comum especialmente se as pista da cidade são estreitas. Em Vitória, é um grande problema dos ciclistas, a maioria das ruas tem pistas estreitas, não cabe um carro e um ciclista. A maioria dos acidentes nas cidades com ciclistas não são com choques traseiros, são choques na lateral do veículo! Essa dica é primordial. Tem que saber usar ela com sabedoria. De vez em quando é necessário deixar passar os carros que bloqueamos atrás da gente. Em alguns casos, o veículo vindo de trás não quer desacelerar, desrespeitando as regras de trânsito. Nesse caso é necessário tomar suas providências antes do choque (já aconteceu uma única vez comigo em Vitoria em mais de 4.000 km, um caminhão não quis desacelerar, tive que deixar ele passar, subi na calçada, na avenida Leitão da Silva). Para poder vigiar os carros vindo de trás, ter um espelho do lado esquerda é fundamental para poder monitorar esse tipo de comportamento perigoso. Alias isso é um ítem obrigatório do ciclista muito esquecido. Infelizmente o blog que cito não fala sobre o espelho, um item fundamental que permite o ciclista ocupar uma pista, sem ele não tem como monitorar o comportamento dos veículos vindo de trás. Olhar para trás não é uma solução se você está se deslocando na cidade todos os dias, é muito menos seguro.

Uma boa dica do blog citado é evitar grandes avenidas mas precisamos explicar isso melhor. O princípio por trás disso foi explicado acima. Normalmente em grandes avenidas os carros podem andar em alta velocidade e o fluxo de carros é grande. Isso todo é muito ruim para a segurança do ciclista. Tem também um risco grande associado às motos que andam de maneira muito perigosa entre os carros trazendo mais insegurança para o ciclista, recentemente morreu um ciclista atropelado por duas motos! Pode conferi no lista de acidentes fatais envolvendo ciclistas que eu estou mantendo no meu blog.

Normalmente, é proibido andar nas calçadas de bicicletas mas existem algumas ciclocalçadas. Além da proibição, um grande princípio do ciclistas é não andar nas calçadas. Em Vitória comecei andando em algumas calçadas que de fato não eram usadas por pedestres e onde quase só trafegavam ciclistas. Era muito lento e muito ruim. Existe o problema das saídas de garagens etc... Depois de um tempo, comecei a pesquisar caminhos alternativos e foi minha salvação. Melhorei muito meu trajeto casa-trabalho. Eu relatei as rotas alternativas de Vitória que conheço ou encontrei várias que estão agora todas no mapa interativo dos ciclistas de Vitória:
rota para atravessar o Jardim Camburi
rota no centro de Vitória (preciso melhorar o mapa dessa rota, está inexata e antiga)
rota para evitar a calçada do Alvarés Cabral

Eu também evito agora o calçadão da Praia do Canto cujo uso é tolerado para ciclistas e passo dentro do bairro com ruas largas e velocidade de tráfego lento. As condições de tráfego nesse calçadão não são boas, destrói as costas dos ciclistas e a bicicleta. Apesar da presença de muitos carros nesse bairro, o perigo não é muito grande devido a baixa velocidade dos carros que raramente ultrapasse 40 km/h. Durante uma travessia do bairro, poucos carros ultrapassam um ciclista que anda a 25 km/h por exemplo. Costumo atravessar esse bairro na mesma velocidade do que os carros ou mais rapidamente na hora do rush! Essa condição de tráfego é parecido com a condição de tráfego num bicycle boulevard (ver o vídeo muito interessante). Essas rotas alternativas geralmente atrasam um pouco o ciclista, desviando do caminho mais curto mas a segurança pode ser muito maior. Vale a pena! Pode salvar sua vida!

Um princípio importante é pesquisar caminhos alternativos com menos carros e se for possível ruas suficientemente largas mas onde carros andam em baixa velocidade. Eu comecei a buscar rotas alternativas quando um amigo me falou de uma rota alternativa, achei fantástico! Descobri muitas outras rotas alternativas ao longo do meu trajeto casa-trabalho.

Bom o blog citado, menciona o perigo de andar na contramão. Realmente tem que evitar a todo custo andar na contramão e muito perigoso mesmo! A dica mais fundamental é não andar na contramão. Acrescento aqui duas outras razões além da mais obvia, ninguém espera um veículo na contramão. A primeira é a seguinte, a velocidade relativa entre o carro e a bicicleta é muito maior vai ter muito menos tempo de evitar o outro veículo. se você anda a 25 km/h e o carro a 50 km/h. As velocidades de aproximação entre bicicleta e carro podem ser de 25 km/h ou 75 km/h! Na contramão vai ter 3 vezes menos tempo para reagir! É muita diferença! Um outro problema é que na contramão o acidente vai ser mais grave porque justamente a velocidade relativa entre o carro e a bicicleta é muito maior. Acima de 36 km/h de velocidade relativa, a probabilidade de morrer aumenta de maneira brutal... Se você anda na contramão, além disso, você vai cruzar mais carros, aumentando a probabilidade de ter um acidente.

Deve ser bem mais difícil acontecer uma fatalidade na cidade, se você evita andar nas avenidas arteriais. Isso pode acontecer só se um carro estiver andando de maneira inadequadamente rápida. É possível mas menos provável. Não existe segurança perfeita.

A última dica do blog citado é a seguinte: sinalize sua intenções. Essa dica eu gostei! Sempre aviso os motoristas quando eu vou virar etc... Isso mostra para o motorista que você sabe o que você está fazendo, você se comporta como um veículo normal que respeita as leis de trânsito, isso valoriza o ciclista. A valorização é ponto primordial da segurança do ciclista. Não podemos infelizmente mudar de um dia por outro a imagem do ciclista que anda na contramão, que não para nas faixas de pedestres para deixar passar os pedestres, o ciclista que além de não ser respeitado pelos mais fortes, não respeita os mais "fracos"...

Para pensar: Se os ciclistas não respeitam globalmente os pedestre, como poderemos esperar que os carros nos respeitam?

Grande abraço para meus leitores e parabéns para quem chegou até o final desse texto!!

Um último conselho para os novos ciclistas: procure um bike anjo experiente para entender na prática como funcionam essas dicas!

fonte:
http://www.verdebike.com.br/dicas-de-seguranca-para-ciclistas/

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