domingo, 20 de maio de 2012

Sobre educação no trânsito

No 24 de maio no encontro regional de psicologia social que aconterá na UFES. Vai acontecer uma Mesa Redonda às 10H, intitulada "Psicologia do Trânsito e Mobilidade". Um dos convidado é o professor Ms. Fábio de Cristo da Universidade de Brasília. Outras convidada é a mestre Andréia Nascimento que está cursando Doutorado na PPGP-UFES.


è interessante ver uma reflexão do professor Fábio de Cristo num artigo da revista aU. Ele analisa que sentimentos de autoestima, autonomia, proteção e prestígio fazem com que as pessoas usam o carro. Além disso ele diz que o hábito de dirigir carro é considerado uma barreira psicológica muito grande para a mudança de comportamento.

Isso me levou diretamente para a questão da educação no trânsito que aparentemente precisa ser melhorada ou intensificada nas escolas. O trânsito mata muitas pessoas no Brasil. São mais de 100 pessoas por dia morrendo no trânsito segundo esse artigo da folha Vitória que cita dados do ministério da saúde!

O blog educação para o trânsito com qualidade trata da educação no trânsito com muita inteligência. Recomendo a leitura da seguintes postagens desse blog:

Algumas diretrizes para nortear o desenvolvimento de trabalhos de educação para o trânsito:
http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com.br/2012/02/educacao-para-o-transito-nas-escolas.html

Exemplos de cartilhas para promover atividades reflexivas:
http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com.br/2012/04/legal-cartilha-sobre-etica-e-seguranca.html

Livro didático e educação no trânsito:
http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com.br/2010/01/educacao-para-o-transito.html


Segurança no trânsito como tema transversal que possibilita trabalhar vários aspectos, como respeito, vida, saúde e outros:
http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com.br/2009/11/o-transito-como-tema-transversal-nas.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário