quinta-feira, 31 de maio de 2012

imobilidade urbana da SETOP?

A SETOP é a secretária de transporte estadual do Espírito Santo. Ela criou recentemente um site de propaganda que mostra imagens e vídeos bonitas, sustentáveis e até com ciclistas, como nesse vídeo:



Nos projetos citados no vídeo temos ciclovias somente num pequeno trecho do corredor Leste-Oeste (2,7 km de ciclovia para 14 km no total, quem se responsabilizará em caso de ciclista morto no trecho sem ciclovia?). Na duplicação da avenida João Palácio que passa na frente do novo Shopping Mestre Álvaro, na Serra, onde trafegam muitos ciclistas em situação precária, desconfortável, sem dignidade, não está prevista ciclovia nenhuma ciclovia como podemos observar no anúncio oficial do início das obras no blog de mobilidade urbana do Estado do Espírito Santo.

Podemos citar outros exemplos de duplicação sem ciclovia em locais estratégico. Por exemplo, em Cariacica, um município muito carente em ciclovia e que aparentemente não sabe quantos quilômetros de ciclovia tem, a Rodovia José Sette que poderia dar mobilidade sustentável e não poluente a todos os cidadãos num eixo estratégico da cidade. Infelizmente esqueceram de incluir os ciclistas no pacote da duplicação que aparentemente não prevê ciclovia.

Parece mais que o Espírito Santo está trabalhando para excluir pessoas com o dinheiro do povo! Fazer uma ciclovia na hora de uma duplicação custa muito menos dinheiro do que fazer ela depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário