sexta-feira, 4 de maio de 2012

A energia elétrica do Espirito Santo é a mais suja do País?

O Atlas Eólico do Espírito Santo revelou dados interessantes sobre o Espírito Santo. Um dado interessante é a matriz de energia elétrica que já discuti em um artigo anterior. Na época em que foi feito o Atlas Eólico do Espírito Santo, em 2009, 60,3% da energia elétrica do Espírito Santo já era produzida por termelétricas. A capacidade total de geração de energia elétrica era de 1.167MW. 



Em 2010 foi instalado uma termelétrica em Linhares com potência de 204MW, passando a matriz. Passando a ter uma matriz mais suja ainda!

Agora o projeto antigo de termelétrica da Vale em vitória que começou em 1999  se tornou público. Foi feito uma audiência pública (artigo na Gazeta-online) para dar uma falsa cara de escolha democrática. Infelizmente não pude participar dessa audiência pública.
Segundo o artigo da Gazeta online, a potência seria de 600 MW. Se eu não perdi muitas novas termelétricas, isso corresponderia a um aumento de quase 50% da capacidade de produção de energia elétrica no Estado.

Com essas duas novas termelétrica, a matriz de energética elétrica do Espírito Santo seria ainda mais suja com cerca de 77% de energia elétrica totalmente não renovável, produzida por termelétricas.

Enquanto o Brasil continua com uma matriz bem mais limpa com 65% da sua energia produzida por hidrelétricas (link no site da ANEEL):




Fontes:
http://www.aspe.es.gov.br/atlaseolico/es_infra.htm
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/12/730282-usina+termeletrica+a+gas+natural+e+inaugurada+em+linhares.html

http://www.nuca.ie.ufrj.br/livro/capitulo3/termeletricas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário