segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ciclovia flutuante anti-enchente em Vitória

A prefeitura de Vitória surpreendeu todos os ciclistas de Vitória pela rapidez que começou a implantar as duas ciclovias mais pedidas pelos ciclistas de Vitória, a ciclovia do Centro de Vitória e a ciclovia da avenida Leitão da Silva.

O mais interessante foi o projeto de ciclovia flutuante na Leitão da Silva para driblar os enchentes recorrentes nessa região. De fato a ciclovia deve ser colocada em cima do canal que costuma transbordar quando chove de maneira intensa. O projeto é baseada nas tecnologias desenvolvida em Manaus onde o porto consegue receber navios o ano inteiro mesmo com uma variação do nível da água que pode ser da ordem de 15 metros!

O porto flutuante de Manaus

A imagem mostra o Porto flutuante de Manaus. A ciclovia que só comporta veículos menos pesados, evidentemente será muita mais simples e mais barata.

Eu entendo que o perfeito de Vitória quer deixar claro para os capixabas, que a prioridade é o modal bicicleta. Num futuro próximo, os ciclistas poderão atravessar Vitória num dia de enchente sem passar por nenhum alagamento. Isso vai fazer muita diferença!

5 comentários:

  1. É primeiro de abril né?

    ResponderExcluir
  2. Poxa.. tinha até ficado animadinha! São os dois lugares que passo todos os dias para ir trabalhar (centro e leitão da silva) :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ciclovia da Leitão da Silva deve ser construída daqui a pouco mais ela não será flutuante. Par o Centro, eu estou mais preocupado porque eu acredito que a prefeitura não entendeu ainda sua importância. Ele poderia ser feita na quase totalidade somente com substituição dos estacionamentos de carros por uma ciclovia. A prefeitura, aparentemente não quer muito fazer isso mesmo se não há nenhum comércio no trecho. Os ciclistas precisam reclamar muito mais para que isso acontece. Já compartilhei uma abaixo-assinado para a ciclovia no blog mas menos de 400 pessoas assinaram.

      Excluir
    2. Passo todos os dias pelo centro para tudo que vou fazer, porque moro em Santo Antonio... e sempre que pego aquele pequeno trecho no porto penso... gente são só 300metros de ciclovia praticamente! é muito pouco o que a gente pede! Infelizmente não vi o abaixo assinado que rolou no blog :-( vou ficar mais ligada!

      Excluir