domingo, 26 de fevereiro de 2012

A Band #vadebike!

De segunda 27 de fevereiro até sábado 3 de março, a Band vai exibir a série "Vou de bike". Vai no ar às 19H20, horário de Brasília!

resenha no site da Band:

"O repórter Antônio Pétrin vai mostrar as vantagens desse tipo de transporte e os problemas enfrentados pelos brasileiros que usam a bicicleta diariamente. Com destaque para a guerra no trânsito travada contra os motoristas, os direitos e deveres de quem está pedalando e a vida de gente que resolveu dedicar o tempo livre para lutar por mais ciclovias no mundo dos carros, os “bike anjos”, voluntários que ensinam os melhores caminhos para os ciclistas novatos, os equipamentos de segurança e como se deve agir para evitar acidentes, que podem terminar em tragédia.

A série também vai contar a história de um ex-funcionário da CPTM que criou o maior bicicletário do país, para atender milhares de ciclistas/passageiros numa estação da Grande São Paulo.

E para quem quer sair pedalando tem as dicas para encontrar a bicicleta ideal. As lojas oferecem modelos básicos de R$200,00 até bikes de competição, que podem chegar a custar o mesmo que um apartamento popular. E tem ainda a moda das bicicletas dobráveis.

E mais: veja como é pedalar em cidades que valorizam e priorizam a bicicleta, casos de Paris e Amsterdã.

A série VOU DE BICICLETA vai ao ar no JORNAL DA BAND, de segunda(27) a sábado(03), às 19h20."

Link: http://www.band.com.br/tv/noticias.asp?id=100000487561

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Forum mundial de bicicleta em Porto Alegre

De 23 a 26 de fevereiro de 2012 Porto Alegre vai sediar o primeiro fórum mundial de bicicleta. O evento está acontecendo um ano depois do atropelamento de 17 ciclistas da Bicicletada por um motorista enlouquecido. 
O projeto foi financiado através do site catarse.me que permete financiar projetos invodores:
http://catarse.me/pt/projects/510-i-forum-mundial-da-bicicleta-em-porto-alegre
Já foram alcançado os 3.500 reais com participação humilde do blog Vitória Sustentável


O fórum tem várias atividades. O convidado mais ilustre é Chris Carlson que foi um dos idealizador da Massa crítica em São Francisc que justamente na sua primeira edição reuniu 17 pessoas e hoje se espalhou no planeta inteira! Uma foto dele na dupla bicicleta!



Além disso serão várias oficinas como por exemplo a oficina "aquecimento global, anticapitalismo e bicicleta".


Um vídeo de divulgação do evento:





Pode encontrar o programa completo do fórum nesse link:
http://forummundialdabici.com/noticias/baixe-a-programacao-completa-com-descricao-das-atividades/

Links:
http://forummundialdabici.com/noticias/category/pt/

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Bicicleta fosforescente

O blog ciclovix publicou uma matéria explicando como fazer sua bicicleta fosforescente, um tipo de versão não-motorizada de TRON! É impressionante. Segundo o autor citado no blog ciclovix, dá para conseguir uma bicicleta tão luminosa quanto a bicicleta dessa propaganda da TIM:


Já olhei no site que vende a tinta fosforescente e vou tentar comprar essa tinta! Eu vou justamente para os Estados Unidos daqui a pouco em princípio! Preciso decidir em que bike passar essa tinta e como passar ela. Será que precisa de alguma camada de aderência, será que posso pintar diretamente em cima da antiga tinta?

Link:
http://ciclovix.blogspot.com/2012/02/faca-voce-mesmo-sua-bicicleta.html

sábado, 18 de fevereiro de 2012

4a ponte deve ter ciclovia segundo artigo da Gazeta


Um artigo da gazeta online do 17 de fevereiro de 2012. Apresenta o projeto da quarta ponte. A ponte deveria ser conectada com a avenida Governador José Sete do lado Cariacica e no bairro Santo Antonio do lado Vitória. Isso deve evidentemente atrair mais carro para a ilha de Vitória e ter o efeito contrário do que o efeito anunciado, ou seja, vai aumentar o fluxo de carro em Vitória e possivelmente piorar o trânsito em Vitória. Infelizmente a maioria das pessoas acreditam que isso vai melhorar as coisas devido as propagandas ou ao sentido comum que é que mais pista melhora o transito.

Evidentemente isso vai também levar o fluxo de carro do outro lado da Ilha de Vitória. Para "aguentar" esse trânsito de carro, a avenida Serafim Derenzi vai ser duplicada. Eu acredito que serão necessário muitas desapropriações para fazer essa duplicação. O único ponto positivo é que essa nova avenida deverá ter uma ciclovia devido a lei municipal dos ciclistas que obriga todas as novas vias e novos projetos de vias a incluir ciclovias (preciso achar essa lei que perdi).

Posição aproximada da 4a ponte segundo o desenho do artigo da gazeta.

© OpenStreetMap contributors, CC-BY-SA (link para o mapa
Receio que uma das prioridades de Vitória que parece ser a ciclovia no centro de Vitória onde o fluxo de ciclistas é grande passa em segundo lugar por causa da duplicação da avenida Serafim Derenzi que tinha um ciclofaixa e em princípio deve passar a ter uma ciclovia mas isso vai depender da próximo governo municipal pode também investir mais um infraestrutura cicloviária do que o governo atual.


Fontes:
projeto da 4 ponte comeca a sair do papel (Gazeta online)
projeto de duplicacao da serafim derenzi e adiado para 2012 (Gazeta online)

Poderia ser assim mais é assim!

Poderia ser assim:


Mas é assim:


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dobrável em um segundo : bicicleta Btwin tilt

Btwin que já é conhecido na França para produzir artigos de esportes com uma boa qualidade e um preço muito em conta, desenvolveu uma bicicleta que dobra em quase um segundo! O produto deve ser vendido no próximo verão 2012 na França! Quero ver o preço inicial dessa bike dobrável. É bem possível que se enquadra na Franquia de 500 dollars para trazer uma bike da França para cá!!



http://www.velotaf.com/information/4585/b-twin-devoile-un-nouveau-pliant-et-remporte%E2%80%A6-2-awards-

Novidade na física do equilíbrio das bicicletas


Alguns pesquisadores descobriram que a física da bicicleta que não mudou em mais de um século era mal conhecida. Eles mostraram em particular que os efeitos giroscópico e o cáster não são necessários para o equilíbrio da bicicleta. A descoberta foi publicada em 2011 num artigo na famosa revista Science e pode ser acessada no seguinte link. Os autores quebraram um mito e foi classificado uma das mais releventes descobertas de 2011 pela revista Discover (link).


Segue um vídeo em inglês de um dos autores do artigo, Andy Ruina, que fala sobre o artigos deles!



Não sei se vai ajudar diretamente na sustentabilidade mas talvez pode ajudar a melhorar as bicicletas em algum aspectos ou contudo isso pode aguçar a curiosidade de outros pesquisadores, tornando a bicicleta um assunto de estudo potencialmente interessante que ainda não desvendeu todos os seu segredos, e quem sabe, levar a outras descobertas fascinantes...

Links:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bicicleta-sem-ciclista-teoria-equilibrio&id=010170110415
http://www.sciencemag.org/content/332/6027/339.abstract
http://discovermagazine.com/2012/jan-feb/26

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bicicleta urbana popular deveria ser mais barata

Bicicleta popular no Brasil deveria ser mais barata e ter incentivo do governo, ou seja, redução de imposto... Entrei agora em uma loja Francesa para ver os preços de bicicletas. Bicicleta dobrável single speed 340 reais (150 euros) na França nas lojas Decathlon! Será que as lojas Decathlon do Brasil também estão vendendo essas bicicletas no País? Gostaria de saber!!


Site de compra on-line da Decathlon, na França: http://www.decathlon.fr/b-fold-20-pouces-id_8186827.html

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dr Hercules repudiando a utilização de propaganda por municípios

Hoje, na tribuna legislativa o Deputado Dr. Hércules criticou os gastos em propaganda feitos nos municípios. Enquanto isso ele fala que nenhum município alcançou. Realmente, quem liga a televisão vê muita propaganda. Por exemplo vi várias vezes propagando de outros municípios, por exemplo o município da Serra. Quanto custa isso? Propaganda no horário nobre deve ser caro?
Enquanto isso subsistem muitos problemas nas cidades. Estradas esburacadas. Sinalização horizontal geralmente apagadas colocando os cidadãos em situações perigosas nas estradas. Falta de infraestruturas cicloviária, e ciclistas morrendo atropelados etc.. São tantas coisas para serem feitas.

Será que esse tipo de gastos deveria existir? Eu acho que não, eu acho que deveria ser proibido por lei! Não serve para nada ou não, perdão, serve de propaganda eleitoral e alias estão se intensificando nas ultimas semanas... Não serve para os cidadãos, é desvio de dinheiro público.É uma vergonha. Parabeńs Dr Hércules, muito bem falado. O mais estranho foram os protestos na sala, aparentemente muitos deputados não concordando!


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Reclamei e a infraero fez bicicletário!

Em setembro fui de bicicleta no aeroporto de Vitória e fui impedido de estacionar minha bicicleta por um guarda. Registrei o momento e reclamei na ouvidoria da Infraero. Em menos de dois meses, eles tomaram providências e instalaram um bicicletário no aeroporto, entre o estacionamento e o ponto de ônibus. Estão de parabéns. Segundo um funcionário da Infraero, muita gente já está usando esse bicicletário apenas alguns meses depois da sua implantação. Que ótimo! Um dos primeiros retorno do meu blog em mais de 5000 visitas!

Preciso ir lá ver o bicicletário com meus próprios olhos mas por enquanto vou divulgar uma das fotos que o assessor de imprensa da Infraero mandou para mim.



A iniciativa é muito boa, eu achei muito bacana essa iniciativa da Infraero em resposta a minha reclamação. Só posso falar que não é o que pode ser feito de melhor. O ideal seria usar um bicicletário em U invertido principalmente para dificultar o trabalho de um ladrão. Expliquei numa postagem chamado bicicletários para uma cidade perfeita como especificar, orçar um bom bicicletário apontando principalmente para as páginas oferecidas pela ONG Transporte Ativo que colaborou na implantação de bicicletário na cidade do Rio.

Outras postagens conexos:
Técnica para prender a bike (e dificultar o trabalho de um ladrão)
Bicicletários para uma cidade perfeita