quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ciclofaixa cidadã em Vitória

Depois de 6 anos o extenso plano cicloviário do Plano Diretor Urbano de Vitória ficou quase integralmente no papel. Foram bem menos de 1 km de ciclovias por anos. Uma falha muito grave do último governo que perdeu logicamente as eleições para prefeito. A mobilidade urbana é o ponto mais sensível para os mordores da Grande Vitória. Quase nenhum morador consegue evitar os engarrafamentos, exceto os sortudos que conseguiram uma casa perto do trabalho ou um trabalho perto de casa ou os suficientemente ricos para poder uma casa perto do trabalho, coisa muito rara hoje, ou os ciclistas aventurosos como eu! Eu realmente pesquisei é o problema do trânsito é o maior problema dos cidadãos. O problema de segurança na grande Vitória mesmo se grave, é secundário para a grande maioria das pessoas. O trânsito atrapalha as pessoas todos os dias, o assalto é mais aleatório, raro, em princípio.
Para remediar a essa falha gritante do governo municipal atual, e para evitar mais mortes de ciclistas no trânsito, ciclistas da bicicletada, fizeram uma ciclofaixa cidadã. Eles não precisaram de bilhões não mas 3,6 litro de tinta! Agora a Reta da Penha está com ciclofaixa cidadã.


Vejo que a ciclofaixa pode abrir um debate sobre mobilidade urbana e para que as políticas de implantação do sistema cicloviário seja acelerada. No ritmo atual, receio de não ver a ciclovias do plano cicloviário do PDU de Vitoria construídas antes do fim do século XXI! Enquanto isso o prefeito de Bogotá fez 330 km em 4 anos! É um bom exemplo a ser copiado. Na escala de Vitória isso representaria 80 km de ciclovias em 4 anos, mais do que o plano cicloviário do PDTMU de Vitória! Seria maravilhoso e não é impossível! Já foi feito em Bogotá!!

Saiu no jornal a gazeta:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/11/noticias/cidades/1370618-manifestantes-pintam-ciclofaixa-em-trecho-da-reta-da-penha.html


Um comentário:

  1. Olá Emmanuel, bom dia!Feliz em ter encontrado este blog com um conteúdo tão urgente e imediato como é o uso das bicicletas como meio de transporte aqui em Vix. Infelizmente,conforme exposto por vc, a capital não foi planejada para o uso da bicicleta como meio de locomoção. Para piorar, temos o problema cultural..conheço gente que mora sim perto do trabalho e prefere ir de carro, do que fazer uma bela caminhada..É inegável a importância das ciclovias tanto para o meio ambiente, como das 'bikes' como exercicio fisico para a manutenção da saúde.Porém, o status que o carro traz nesse mundo consumista é de deixar qualquer um surpreso-acredite! Acredito que só com muitas campanhas de conscientização é que a grande parcela da população mudará de idéia. Me lembro com carinho da minha primeira bicicleta rosa recém-reformada que ganhei do meu pai quando era menina..haha Não sei se vc sabe, mas de acordo com o novo Prefeito eleito, ele pretende fazer dos valões da cidade espaço para ciclistas, principalmente o da Leitão da Silva que precisa ser tampado. Vamos ver o que isso vai dar..tomara mesmo que as idéias não fiquem só no campo das promessas e saiam do papel!rs Obrigada pela atenção.


    Parabéns pelo blog!


    Att,


    Priscila Bueker
    (www.parafrasecorriqueira.blogspot.com)

    ResponderExcluir