domingo, 9 de outubro de 2011

Projeto cidadão: ciclovia Ponte Fiorentino Avidos-Praça do Papa

O projeto de ciclovia entre a Ponte Fiorentino Avidos e a Praça do Papa já existe no Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória, ou seja desde 2006, conforme pode ser encontrado nesse link. Cinco anos depois, ela ainda não saiu do papel. É necessário os cidadãos agirem para que essa ciclovia se torna realidade urgentemente!

Justificativos: Existem várias razões para construir essa ciclovia. Nos últimos anos o trânsito de Vitória se tornou muito caótico. Aumentar o número de pistas de determinadas avenidas não resolve o trânsito. O resultado é mais carros em Vitória entupindo as ruas de Vitória, mais engarrafamentos e mais poluição e motoristas procurando desesperadamente um vaga para estacionar seu carro.

Para melhorar o trânsito, é necessário diversificar os meios de transportes, investindo em meios de transportes alternativos. Muitas cidades, como Sorocaba, já estão muito a frente de Vitória. Vitória não pode ficar para trás mais tempo! Devemos agir já!

Você pode participar no facebook:
https://www.facebook.com/event.php?eid=180513432028185

Imagem mostrando o trecho da ciclovia.


Lancei um primeiro abaixo-assinado para pedir a construção urgente da ciclovia para atravessar um primeiro trecho no centro de Vitória, o lugar mais perigoso para os ciclistas e sem alternativa razoável

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=ciclovix

Essa página será atualizada a medida que novidades aparecerão.

links:
Plano Cicloviário no PDU de Vitória (2006)
Rota segura alternativa em Vitória (Alvares Cabral)
Rota segura para a travessia do Jardim Camburi
Descaso na ciclovia da reta do aeroporto de Vitória
Bicicletários obsoletos da curva da Jurema
Estacionamento versus calcada em Vitória

4 comentários:

  1. Engraçado como a coisa é mentirosa. Existem trechos dessa "ciclovia existente" que desde quando foram construídos não serviram para nada a não ser quebrar rodas de bicicletas e de estacionamento de autos. Essa do aeroporto é uma vergonha, e a de Maria Ortiz nem existe mais. No mapinha tudo fica lindo.

    ResponderExcluir
  2. Atualizei essa página com um abaixo-assinado pedindo implementação da ciclovia no Centro de Vitória.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de conhecer o blog vitória sustentável e estou feliz em ver um excelente trabalho de conscientização de que e a bike é uma solução viável como meio de transporte em toda a grande vitória! Eu sinto na pele a necessidade de uma ciclovia DESCENTE que ligue todos os pontos de nossa metrópole porque, duas vezes por semana, saio de coqueiral de itaparica em vila velha até carapina, na serra, de bike para meu trabalho. A desestrutura é total para ciclistas. As ciclovias desaparecem onde são mais necessárias! E a terceira ponte? Por que não tem ciclovia? Me explique sr. governador Casagrande! Se outros governadores não tiveram competência para fazer essa obra, mostre-nos o senhor atual governador que tem! Seria uma prova de que o senhor realmente busca soluções eficientes para o caos do trânsito! E de maneira barata e saudável!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por seu comentário. Infelizmente, na política de mobilidade urbana na Grande Vitória não existe nada a respeito da bicicleta. Pelo menos não encontrei nada sobre isso e isso ficou muito claro no seminário de mobilidade urbana de novembro de 2011 na ALES http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/11/mobilidade-urbana-na-grande-vitoria.html
    Se você olha o anel cicloviário do PDU de Vitória de 2006, não tem por exemplo uma ciclovia prevista para ir até a ponte Fiorentino Avidos, o único ponto de entrada de bicicleta no sul da Ilha de Vitória! cf http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2010/11/pdu-de-vitoria-e-plano-cicloviario.html
    Nessa mensagem (projeto ciclovia no centro), eu acrescentei esse trecho faltando até a Ponte! Reparei isso depois! Bom, mas a prefeitura faz infraestruturas além do PDU de Vitória. Fizeram, por exemplo um ciclofaixa no Jardim Camburi recentemente (com asfalto ruim porém).
    Infelizmente, eu acho que o governador Casagrande não é muito sensibilizado ao benefício das ciclovias. Talvez ele se ele não está muito interessado na parte ambiental, de saúde pública, ele possa se interessar dos benefícios sociais? Não sei. Eu acho que para muita gente bicicleta como meio de transporte e algo novo demais que não entrou na cultura Capixaba. Felizmente, talvez, com avento do desenvolvimento da bicicleta no Rio de Janeiro, teremos algum retorno daqui a pouco? Você tem razão que temos também o problema do trânsito que está complicado, eu até estava esquecendo ele!
    Andei passando no centro de carro e percebi que a ciclovia poderia ser implementada quase integralmente com uma simples retirada de vaga de estacionamento de carro como discuti nessa outras mensagem:
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2012/01/estacionamento-versus-calcada-e.html

    ResponderExcluir