Nesse filme o ciclista caminha entre o antigo aquaviário e a Vila Rubim no Centro de Vitória, um dos trechos mais críticos de Vitória onde o fluxo de ciclistas é muito grande.
Começa com um caminhão da prefeitura estacionado na ciclovia, segue com um van e um carro tirando fininhas. Em seguida o motorista do mesmo carro tenta fazer cair o ciclistas com uma freada extremamente brusca na sua frente após uma discussão colocando a integridade do ciclista em perigo.
O comportamento dessa minoria expressiva de motoristas coloque a vida dos ciclistas em perigo de vida. Em 2011, morreram 3 ciclistas e recentemente, morreu o primeiro ciclista de 2012 em Vitória, atropelado por um ônibus do sistema Transcol no novo trecho da avenida Fernando Ferrari entregue sem ciclovia. Todos eles morreram em Grandes avenidas onde faltam ciclovias no Centro de Vitória e na Fernando Ferrari. Em 2010 um garoto de 11 anos morreu na Reta da Penha na frente da farmácia Avenida. A localização desse acidentes fatais podem ser localizadas no mapa cicloviário interativo da Grande Vitória.
Essa minoria expressiva de motoristas que acaba matando os ciclistas na grande Vitória tirando fininhas "educativas" em alta velocidade continua andando impune nas ruas de Vitória. Enquanto não foram implantadas as ciclovias nessas Grande Avenida, em particular no Centro de Vitória, na Leitão da Silva e no trecho faltante da Fernando Ferrari, os ciclistas ficaram a mercê dessa categoria de motoristas perigosíssimos que também não estão sendo cobrado pelos guardas de trânsito como em São Paulo até pouco tempo que foi marcado no início do ano pelo caso fatal de atropelamento por um ônibus da ciclista Juliana de 33 anos na avenida Paulista que tem semelhança com a situação das avenidas do Centro de Vitória.
Termino dizendo que desaconselho passarnas Grandes Avenidas e sugiro o uso de rotas alternativas, frequentemente muito mais seguras do que as Grandes Avenidas! Para saber mais sobre isso entre nesse link:
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2012/03/ciclovia-rotas-alternativas.html
A Fernando Ferrari ainda não foi entregue.
ResponderExcluirO seu vídeo é insano. Você está arriscando sua vida neste trânsito caótico. Se não tem ciclovia, não ande de bicicleta. Os motoristas não são educados para isso.
O Ciclista também deve respeitar a sinalização, lembre-se disso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirRodrigo, obrigado por seu recado! Na verdade, eu mudei meu percurso para fazer esse vídeo. Eu uso as rotas alternativas e no Centro o desvios dessas avenidas e de quase 100%. 100% direção Rodoviária de Vitória e talvez 95% direção avenida Beira-Mar. Hoje por exemplo passei por lá para ir trabalhar mas, em 23 km, só foi ultrapassado por 13 carros, ou seja 1 carro a cada 1,8 km. Na volta eu acho que eu foi ultrapassado por um pouco mais carros mas não contei. A noite precisamos ser muito mais atento, não seria tão fácil para contar os carros!!! Eu usei as rotas alternativas que registro num mapa. Acrescentei o link sobre rotas alternativas no fim do meu artigo! Eu acho que ficou mais bacana agora.
ExcluirInfelizmente a maioria dos ciclistas não adotam elas porque perde um pouco de tempo, sua um pouco mais porque incluem algumas subidas ou porque não tem bicicleta com marcha para fazer essas subidas. Já percebi que se você anda em rua adequadas, a maioria dos ciclistas me respeitam. Algumas pessoas dizem que o capacete e os equipamentos de seguranças visíveis (faróis por exemplo) é importante para ter um respeito maior do motoristas.
Eu quero ainda montar o bike anjo em Vitória mas ainda falta tempo para fazer isso. Seria uma boa maneira de divulgar as rotas alternativas e divulgar os segredos de Vitória. Existe também a ideia da prefeitura se apropriar das rotas alternativas e transformar algumas delas em ciclorrotas como já é feita em outras cidades. Estou em contato com alguns vereadores, funcionários da prefeitura para tentar discutir isso e talvez montar uma ONG para essas coisas (a defesa/desenvolvimento do modal bicicleta em Vitória).
Eu sempre respeito a sinalização exceto em caso extremo. Por exemplo no Centro, é vital para o ciclistas furar o sinal para andar sozinha no trecho de avenida para o qual não existem rotas alternativas. Na França, já foram liberados alguns sinais para ciclistas, porque justamente é seguro. Só falta quebrar oficialmente esse tabu aqui nos casos úteis.
Emmanuel, veja a minha reclamação para o DER-ES e para a PMV:
ResponderExcluirPrezados do Fala Vitoria 156,
Isso eh brincadeira nao eh mesmo?
Voces tem coragem de dizer que eh "Demanda do Governo do Estado, que estah construindo a Fernando
Ferrari.". Isso eh atendimento a ser dado ao cidadao?
E mais, a PMV acha que nao eh co-responsável por uma obra dentro dos limites de seu territorio, seja
ela "paga" por quem for? Ou vai precisar de um Juiz dizer isso?
Um ciclista morreu naquele trecho, fruto da falta de ciclovia. Soh lembrando.
Voces gostariam que essa resposta pifia fosse remetida para os jornais da capital agora ou eu deixo para
enviar depois da resposta que voces darao a esta mensagem?
Agradeco a pessima informacao.
Bruno Moraes - Eng. Civil
----------------mensagem original-----------------
De: sic156@vitoria.es.gov.br
Para: brunomoraes@creaes.org.br
Data: Fri, 25 May 2012 14:59:56 -0300 (BRT)
-------------------------------------------------
> AVISO DE ATUALIZAÇÃO DE CHAMADO - PREFEITURA DE VITÓRIA
>
> O chamado de "SOLICITAÇÃO/SERVIÇO" nº 2012018147 aberto na Prefeitura de
> Vitória por meio do Fala Vitória 156, foi atualizado.
>
> Status atual: Fechado
> Solicitante: BRUNO BARBIERO MORAES
> Abertura: 27/03/2012 16:17
> Detalhamento: Solicita informação conforme relatos do cidadão: Utilizo a
> bicicleta diariamente como meio principal de deslocamento de minha casa ao meu
> trabalho, então gostaria das seguintes informações:
> - Em qual lado da nova via Av. Fernando Ferrari, trecho Pç de Goiabeiras x
> Colchoaria Paris, será construída a ciclovia integrando as que existem em
> frente à UFES com a da Reta do Aeroporto?
> - Se pelo lado do bairro Boa Vista, porque não se iniciou prioritariamente a sua
> construção, visto que as obras que ocorrem ali reduzem drasticamente a
> mobilidade urbana para as bicicletas?
>
>
> - HISTÓRICOS DO CHAMADO -
>
> > 06.Conclusão - 25/05/2012 14:57
> - Demanda do Governo do Estado, que está construindo a Fernando Ferrari.
>
>
> Demanda do Governo do Estado, que está construindo a Fernando Ferrari.
>
Agora o DER-ES
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Bruno Moraes
Data: 11 de julho de 2012 16:41
Assunto: Ciclovia
Para: derbetina@gmail.com
Prezada Sra. Betina,
boa tarde.
Busco informações que a PMV me negligenciou (conforme email abaixo), dizendo se tratar de "demanda do Governo do Estado, que está construindo a Fernando Ferrari". Não preciso dizer que eu vou questionar se a PMV não se enxerga como co-responsável pela obra, ou se depende de um juíz lhe dizer.
Mas vamos aos questionamentos diretos e claros:
1- Em qual lado da nova via Av. Fernando Ferrari, trecho Pç de Goiabeiras x Colchoaria Paris, será construída a ciclovia integrando as que existem em frente à UFES com a da Reta do Aeroporto?
2- Se pelo lado do bairro Boa Vista, porque não se iniciou prioritariamente a sua construção, visto que as obras que ocorrem ali reduzem drasticamente a mobilidade urbana para as bicicletas? (lembrando que um cidadão ciclista já faleceu este ano atropelado por um ônibus Transcol exatamente por ser impossível andar de bicicleta no local - calçadas apertadas, interrupções, obras,etc).
3- O DER-ES sabe da importância das viagens feitas pelo modal bicicleta (quantidade e sustentabilidade). Se sim, como eu, cidadão que arca com o DER-ES através dos meus impostos, posso crer nisso, visto que a F. Ferrari é um péssimo exemplo de via sustentável (não há arvores, não há calçadas largas, não há ciclovia).
4- Por que o DER-ES não conta com um "fale conosco" ou uma Ouvidoria para receber críticas, elogios e sugestões?
5- Se os jornais de grande circulação de Vitória já fizeram alguma matéria sobre a falta de ciclovia na F. Ferrari trecho novo.
Grato
--
Bruno Moraes
Engenheiro Civil
Bruno. O atendimento do fala Vitória é péssimo. Não é bom canal. Ouvi isso da voz de um próprio secretário da PMV. Só não posso dier qual! Mas assim, o vereador Gandini já vazou a informações que está previsto fazer essa ciclovia no canteiro central. Os ciclistas do mesmo jeito vão ter mobilidade reduzida, devendo atravessar duas vezes a pista para continuar na mesma rua. Se tivesse um sinal prioritário com sensores para os pedestres seria até tolerável. Esse tipo de sinal é feito com um sensor posicionado em torno de 50 metro antes da travessia, deteta o ciclista. O sinal dos carros fecha e o sinal do ciclista abra um pouco antes do ciclista chegar no sinal (caso este estiver numa velocidade razoável em torno de 20 km/h). Tinha alguns sinais assim em Grenoble na França era bom demais. Voltando a realidade de Vitória. É triste mas parece que a prefeitura não quis gastar o dinheiro necessário para desapropriar algumas casas para fazer a ciclovia no lugar correto. Do jeito que ficou, existe até alguns locais onde a calçada é menor do que 1 mètre, talvez 60 cm, com escada e parede no meio dela...
ExcluirHoje eu estava passando muito mal e em vez de ir trabalhar de bicicleta, eu fui de carro. Vi a diferença que tem. Todo está feito para termos carros muito pouco feito para bicicleta. A infraestrutura está em construção. O problema é que queremos ela toda agora mas não seria possível. As vezes canso, e quero desistir da bicicleta. De repente mais um ano de engarrafamento monstruosos e talvez os políticos começariam em gastar mais dinheiro em implantação de ciclovia. Não se pode esperar mais. Outros ciclistas vão morrer por falta de infraestrutura na Fernando Ferrari, mesmo com a ciclovia do canteiro central que não será utilizada por muitos ciclistas (eu aposto), na Leitão da Silva ou Reta da Penha, no Centro de Vitória...