Eu estou iniciando um trabalho para listar cidades Brasileiras em função da densidades de suas infraestruturas cicloviárias. No final do artigo eu faço uma comparação entre Vitória no Brasil e Amsterdam e Copenhague que são provavelmente as melhores capitais do planeta para se deslocar de bicicleta. A tabela mostra as disparidade entre diversas cidades brasileiras e internacionais baseando-se na densidade de ciclovia que representa o número de km de ciclovia por km² de cidade. Em outro artigo, eu explico o sentido da densidade cicloviária (km/km²) com um pouco de geometria muito básica. Eu acho que se a densidade cicloviária não é um excelente parâmetro para para avaliar uma rede cicloviária, é com certeza infinitamente melhor do que a quantidade total de ciclovia (km). Pois é muito comum ver gráficos mostrando Rio de Janeiro como maior rede cicloviária brasileira o que parece indicar a melhor rede cicloviária do Brasil mas isso não é verdade pois Rio de Janeiro tem uma área muito grande. Um outro parâmetro para caraterizar uma rede cicloviária é comparar a extensão da rede cicloviária com a extensão total das vias mas eu não sei como conseguir esses dados, infelizmente.
número de habitantes | km de ciclovias | área (km^2) | densidade de ciclovia (km/km^2) | |
Aracaju | 570.000 | 70 | 174 | 0,40 |
Campo Grande | 796.000 | 61,6 | 8069(154?) | 0,008(0,4?) |
Curitiba | 1 747 000 | 120 | 480 | 0,276 |
Rio de Janeiro | 12 620 000 | 270 | 1 260 | 0,214 |
Rio Branco | 342 298 | 74 | 9222 (44,9) | 0,008 (1,65) |
Sorocaba | 590 000 | 104 | 449 | 0,23 |
Santos | 420 000 | 20,9 | 280 | 0,07 |
São Paulo | 11 244 369 | 82.41 | 1 523 | 0,054 |
Vitória | 420 000 | 28,59378 | 93 | 0,31 |
Amsterdam | 780 000 | 400 | 219 (166 terrestre) | 1,82 (2,41) |
Copenhague | 1 167 569 | 350 | 88 | 3,97 |
Aracaju (SE)
habitantes: 570.000 ; área> 174 km²
70 km de ciclovias. (14/05/2011)
Campo Grande (MS)
habitantes: 796.000
área> 8096 km² ; 154 km² de área urbana (o que devemos contar a área urbana, a área total, uma área intermediária?)
61,6 km de ciclovias (14/10/2011)
Rio Branco (AC)
habitantes: 342 298 ; área 9 222 km² (perímetro urbano 44,90 km²)
Ciclovias 74 km (9/5/2012)
Rio de Janeiro (RJ)
habitantes: 6 093 472 ; área 1 260 km²
Ciclovias 270 km (junho de 2012)
Curitiba (SC)
habitantes: 3.000 ; área> 480 km²
ciclovias 120 km (10/7/2012)
habitantes: 11 244 369
área: 1 523 km²
ciclovia 52 km (3/3/2012) 82,41 km (7/8/2014)
Sorocaba (SP)
habitantes:590 000
área: 449 km²
ciclovia 104 km (11/9/2013)
Santos (SP)
habitantes: 420 000
área: 280 km²
ciclovia 20,9 km (está correto? atual?)
Amsterdam
habitantes:780.000
área> 219 km² (Terrestre 166 km²)
400 km de ciclovia. (referência?)
Isso quer dizer que tem mais de 1 km, quase dois km de ciclovia por km² em Amsterdam. Isso quer dizer que quase cada quadrado de 1 km por 1 km e atravessado por duas ciclovias, talvez perpendiculares! Além disso, as ciclovias lá são muito bem concebidas e trazem muita segurança para o ciclistas. Isso significa que o ciclista não precisa em média fazer mais de 500 metros para atingir a rede cicloviária!
Eu vou aprimorando esses dados a medida que eu vou receber informações. Eu pretendo também mostrar como interpretar essa densidade de ciclovias, usando um modelo simples (matemático) com forma de cidades simples (quadrado, retângulos...) e exemplos reais.
fontes:
http://www.proparnaiba.com/farmacia/cidades-brasileiras-melhor-adaptadas-para-os-ciclistas.html
http://www.santos.sp.gov.br/ciclovia.php
Tenho frequentado o blog há um certo tempo. Vi uma notícia e gostaria de compartilhar aí com o autor do blog e seus leitores. Assunto de fundamental importância pra nós.
ResponderExcluirhttp://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/07/noticias/especiais/eleicoes_2012/2012/1309492-candidatos-a-prefeitura-de-vitoria-mostram-suas-propostas-para-a-mobilidade-urbana.html
Obrigado Edinho! Eu vou justamente fazer um artigo sobre esses vídeos!
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