segunda-feira, 9 de julho de 2012

primeiro plano cicloviário metropolitano do Brasil?

Um plano cicloviário é muito importante para uma região metropolitana. O plano cicloviário da baixada Santista se baseia os planos cicloviários municipais da metrópole e permite o conectar as redes cicloviário de maneira pensada, organizada.


O plano cicloviário da baixada Santista, contém 70% de ciclovia contidas nos planos municipais ao qual foram adicionados 30% de ciclovias. É muita coisa. Com esse plano são prevista  16 ligações metropolitanas. Na Região metropolitana da Grande Vitória, precisamos com urgência de um plano metropolitano integrando as redes cicloviária municipais. Além disso o plano metropolitana contém sugestões de sequência de implantação de ciclovia e de prazos (metas a serem alcançadas). Foram feitas pesquisas detalhadas de fluxo de ciclistas (disponível no anexo II do Plano Cicloviário Metropolitano).
O plano define que a "Malha Cicloviária da Região Metropolitana da Baixada Santista poderá expandir-se nos próximos 20 anos, dos atuais 143,11 km para 521,18 km de extensão, a uma taxa média de 18,90 km/ano" (cf o documento contendo súmário, apresentação e introdução). Ressalto ainda que a taxa inicial prevista parece bem maior para sanar as carências em ciclovias.

A primeira parte das diretrizes gerais sugere a utilização de um formato padrão dos paraciclos em U invertido que é seguro e barato.

Paraciclo barato e seguro em U invertido de 80 por 80 cm.
 O documento também define a área mínima de implantação de um paraciclo, mostra diagramas de ocupação do espaço pelos paraciclos etc... A segunda parte dos das diretrizes gerais apresenta um diagrama de implantação de bicicletário no local de estacionamento de carro e esquemas muitos interessantes de traffic calming com o modelo 5, mostrado na imagem baixo, que é bem parecido com o conceito de bicycle boulevard que apresentei no blog anteriormente.
Exemplo de traffic calming (modelo 5)

São muitos detalhes importantes que podem ser colocados num plano cicloviário. Deu para perceber que o PCM da baixada Santista etá bem avançado com riqueza de detalhes importantes.

Não vou deixar de comparar esse PCM com o caso de Vitória. Uma coisa que falta aqui em Vitória. Não temos um padrão de paraciclo definido em Vitória. O resultado disso é a instalação de paraciclo de encaixe de roda obsoletos na Grande Vitória o que não serve para nada ou sim, serve para desincentivar o uso da bicicleta, facilitando o furto de bicicleta e danificando as rodas. Também não existem metas de implantação de ciclovias.


Mais informações no site da agência Metropolitana da Baixada Santista:
http://www.agem.sp.gov.br/projetos_pcm.htm

Outras fontes:
http://www.dicasdesantos.com.br/2009/04/conheca-o-modulo-educativo-do-plano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário