sábado, 22 de fevereiro de 2014

Recusa produtos descartáveis


Semana passada, eu percebi que uma colega de trabalho estava usando um pano de tecido para secar a louça na nossa copa. Eu já tinha pensado nisso há algum tempo mas ainda não tinha feito essa pequena mudança. Pois bem, ali, para secar um prato, um garfo, uma faca , um pote de geleia Bonne Maman (minha salada no pote) e um pote de vidro com meu prato principal, eu uso 4, talvez 5 folhas de papel!
No banheiro do trabalho, é a mesma coisa as pessoas usam duas folhas de papel para secar as mãos! Que coisa mais absurda! Bom, já resolvi esse problema pois consigo secar as mãos sem folha de papel (nem pano). Eu bato as mãos, em geral, secou em seguinte minhas mãos na minha roupa ou no cabelo (como se estivesse penteando os cabelos com as mãos), para finalmente esfregar um pouco as mãos. Isso é difícil? Eu acho que não. Considerando que somos mais de 6 bilhões nesse planeta, não usar 2 folhas de papel faz todo sentido. Alias é interessante pensar nosso impacto ambiental global multiplicando todos os nossos atos e impactos por 6 bilhões pois temos que pensar que num futuro próximo muito mais pessoa terá acesso a recursos equivalente aos nossos! Como se sustentará o planeta nessas condições?


Voltando ao assunto inicial, a técnica é portanto que cada funcionário levasse o seu pano para secar sua louça e deixasse secar seu pano na sua sala.


De maneira geral eu acho que evitar de usar coisas descartável pode ser um princípio importante da sustentabilidade, um norteador para as nossas ações e decisões. Hoje recebi 3 garrafas de inox da Klean Kantine para evitar os problemas encontrados em plásticos (adjuvantes como o bisfenol A, os ftalatos e talvez outros ainda desconhecidos?). Enfim isso faz parte da minha desintoxicação que comecei a discutir mais teoricamente no artigo "O princípio antitóxico" onde aponta para muitos riscos para a saúde. Vários plásticos são vilãs nesse artigo.

É o contrário do produto descartável. É um produto para a vida inteira e totalmente reciclável pois as garrafas são feitas de inox! A própria Klean Kantine incentiva as pessoas a evitar produtos descartáveis:

"Try kicking the habit! Commit to 30 days and see how much you can reduce your consumption of single-use items. With a few reusable items in hand, it is pretty easy to make the switch."
Tenta acabar com o (máu) hábito! Compromete-se durante 30 dias para ver o quanto você pode reduzir sua consomação de produtos descartáveis. Com poucos produtos reutilisável, é bem simples fazer essa mudança!



Fonte: http://www.kleankanteen.com/pledge/index.php
A solução está também no consumidor como escreve a Klean Kantine:


Enfim no vamos esperar. A utopia tem que ser hoje como o Chris Carlson está discutindo no seu livro Nowtopia que acabou de ser lançado em Português durante o III Fórum mundial de Bicicleta em Curitiba. Vou procurar logo o pano para levar para meu trabalho antes de esquecer!! Tem tantas coisas para melhorar, tem que correr atrás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário