terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mais argumentos a favor do sistema pedelec para bicicletas elétricas

Nas bicicleta elétrica, o sistema pedelec assegura que o ciclistas está pedalando. É o modelo saudável europeu que se opõe ao modelo sedentário de bicicleta elétrica adotadas nos Estados Unidos.

Pedelec=saúde para a população e mais vendas para as empresas! Haja bom senso Brasil! Tome a decisão certa. Faz uma norma de bicicleta elétrica que inclui o sistema pedelec!


Infelizmente parece que está crescendo no Brasil o lobby de quem quer vender bicicleta elétricas que não precisam pedalar. Eu não chamo isso de bicicletas elétricas mas de moto fraca feitas para promover o sedentarismo.

Apresento um novo argumento para que o pedelec não seja esquecido na norma brasileira de bicicleta elétrica. Na Europa que adotou o sistema pedelec, a vendas de bicicletas elétricas crescem mais do nos Estados Unidos como podemos ver no gráfico:



Fonte: http://www.electric-bicycle-guide.com/electric-bicycle-statistics.html

De fato a Europa é maior dos que os Estados Unidos mas podemos constatar que as vendas não são tão ruins na Europa. Porquê?
Será que quem pedala faz alguns esforço físico nem que seja pequeno que gera endorfinas e que isso tem algo a ver com a epidemia de bicicletas elétricas? Será que quem pedala se torna mais saudável e mais feliz?

Para além da questão pessoal, as e-bikes com pedelec podem tirar as pessoas do sedentarismo mas infelizmente isso o governo, não parece ver. A decisão do modelo de bicicletas elétrica é uma decisão política que tem muitas consequências, não só para as pessoas mas também para os gastos públicos de saúde, por exemplo.

http://www.electric-bicycle-guide.com/electric-bicycle-statistics.html#gallery[pageGallery]/0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário