domingo, 2 de dezembro de 2012

Transforme seus hábitos!

A feira do Verda 2012 (Vitória), fez a proposta de transformar seus hábitos. E você, o que você mudou para ser mais sustentável comparado a seus hábitos?

Eu acho interessante pensar a respeito das coisas que temos guardar, a "boas tradições", e as coisas que precisamos mudar. Esse própria reflexão está sempre em evolução ao longo do tempo, em função da nossa consciência. Penso de maneira totalmente diferente hoje do que alguns anos atrás. Minha consciência aumentou muito. Minha consciência ficou a frente das minhas ações e chega até a poder gerar conflitos!


Essa proposta da feira do verde caiu muito bem. 2012 é justamente o ano em que fiz várias mudanças para me tornar uma pessoa mas sustentável! Compartilho aqui essa mudanças:

1) Comecei o ano pensando no produtos orgânicos. Eu limitar minha ingestão de agrotóxicos. São os famoso 5 kg de agrotóxicos por pessoas por anos! Foi justamente o ano em que a prefeitura de Vitória escolheu para implantar uma feira orgânica na Praça do Papa que começou 21 de março de 2012. Montei mais recentemente um grupo no facebook para discutir esse assunto no estado: Grupo "Produtos orgânicos ES". O grupo está ainda engatinhando com poucos participantes. Ainda é difícil encontrar nas feiras algumas frutas mais simples aqui como laranja (atualmente), maçã e manga, por exemplo. Uma coisa que gosto de fazer é ir na feira orgânica do Bairro vermelho com minha esposa de bicicleta! É bom demais, super tranquilo, agradável!

2) Descobri várias coisas novas quando me interessei na alimentação viva ou crudivorismo. Comecei em abril a consumir green smoothie industrializados nos Estados-Unidos no café da manhã e continuei com Green Smoothies naturais de volta no Brasil. Voltei a comer mais verduras, saladas e a fazer sucos a noite no lugar do chá. Abandonei muito os produtos industrializados que costumam conter conservantes, produtos cancerígenos...
Em vez de comer biscoitos, por exemplo, eu passei a comer damasco seco ou uva passa com castanhas.
Eu emagreci mas eu  fiquei em particular muito mais saudável com menos gases intestinais, menos dores de barriga, e menos dores nas costas.
Eu culpava principalmente a água que antigamente eu bebia de garrafão. Depois dos escândalos que mostraram que algumas empresas capixabas usavam encanamentos enferrujados passei a usar um purificador da Europa mas ouvi falar que não é tão saudável segundo alguns gastro-enterólogo. No crudivorismo usa-se basta água de origem vegetal o que eu acredito deve ser mais saudável mas não tenho certeza! Usa-se por exemplo a água de coco.

3) Installei uma composteira Jora e reduzi drasticamente minha quantidade de lixo. Meu lixo orgânico é transformado em adubo! Estou fazendo crescer grama de trigo na primeira leva de adubo. É impressionante. Isso é bom para mim e em particular para o planeta porque reduz a produção de metano (CH4) na atmosfera, um gás que provoca mais efeito estufa do que o dióxido de carbono!

4) Algumas semanas atrás, decidi ir trabalhar somente de bicicleta. Antes eu alternava entre carro e bicicleta. É um pouco difícil, porque meu trabalho é longe é preciso fazer 47 km por dia! Meu tendão de áquiles talvez vão aguentar o trampo! Eu estou usando de vez em quando uma bicicleta híbrida (elétrica/propulsão humana) para aliviar um pouco minhas articulações e meus tendões que infelizmente não são tão resistentes quanto eu queria!

5) No início da semana da feira do verde, foi instalado na minha casa um aquecedor solar pela empresa Engearte! É maravilhoso, parece que sinto o calor do sol quando tomo banho. Evito gastar quilowatt-horas de energia elétrica capixaba que é muito suja e que está cada vez pior devido principalmente a implantação de uma nova termelétrica (nada a ver com a matriz brasileira que e bem mais limpa).

6) Desenvolvi recentemente uma técnica para secar as mãos sem gastar papel nenhum. Eu acho tão absurdo que se gasta tanto papel para secar as mãos enquanto poderiam ser usadas tolhas reutilizável...
Preciso ainda fazer um artigo sobre isso mas já posso explicar rapidamente como funciona. Utiliza um pouco de física, nada demais! O atrito é usado para evaporar a água das mãos! Basta bater inicialmente as mãos e esfregar elas devagar, logo você percebe que as mãos estão secas! Incrível? Gostou?

Tenho outras "ideias sustentáveis na cabeça ainda não implementadas e que talvez não implementarei:
- instalar um telhado verde para melhor o conforto térmico e gastar menos energia elétrica com ar condicionado
- como o Espírito Santo tem uma matriz energética suja e cada vez mais suja, penso também na  implantação de painéis fotovoltaicos e talvez acoplado com um pequeno gerador eólico assim que entrar em vigor a lei que permite interconectar essa produção elétrica com a rede (tie-grid) afim de poder usar essa minifábrica de energia elétrica sem bateria. Eu vi por exemplo um gerador fotovoltáico de 1,5 kWh nominal da Mitsubishi  que pode permitir gerar em torno de 200 kWh por mês. Não é barato mesmo, tem que querer muito!
- substituir totalmente meu carro por um velomóvel, um tipo de bicicleta um pouco especial que pode proteger da chuva como um carro e permite alcançar velocidade bem mais alta do que uma bicicleta!
- usar um chuveiro mais econômico (pulsado)
- talvez outras ideias que esqueci agora...

Enquanto isso continuo tentando promover o uso da bicicleta como meio de transporte na Grande Vitória, o que realmente não é uma tarefa simples!

Nenhum comentário:

Postar um comentário