domingo, 16 de dezembro de 2012

Obra sem ciclovia: desrespeito aos ciclistas continua


A casa caiu!
Hoje fui por acaso até o fim da ciclovia da Orla de Camburi e lembrei que de baixo do viaduto da Vale deveria passar uma ciclovia. Ô surpresa quando cheguei ali e percebi que a ciclovia para na orla e não leva os ciclistas por dentro do bairro. Mais uma vez a prefeitura cancelou uma infraestrutura para ciclistas. Já aconteceu algo parecido com os quiosques da praia de Camburi que foram entregues sem bicicletários. Com uma ciclovia que dá acesso ao bairro continuamos com uma ciclovia para o passeio de domingo? Fala sério!

No projeto divulgado tem ciclovia ou bicicletário.
No fim das obras nada...

Fonte Gazeta Online

Percebem a diferença entre o projeto e realidade?



Assim são tratados os cidadãos em Vitória?

Não surpreendentemente a relação dos cidadãos com o poder é conflitual e a cidade se mantem extremamente violenta. Se é assim num bairro de classe média, imagino que não devo ser melhor num bairro de classe baixa. Assim deve ficar fácil manipular os jovens que entrem facilmente no tráfico de droga. Assim a violência continua muito alta... Tudo é interligado. Se poucos acreditam no poder público como será possível que as coisas melhoram? Não é o ponto de partido?

O que é possível sem o respeito dos cidadãos pelo poder público? Sinceramente não sei!


Eu tinha colocado no mapa cicloviário de Vitória, uma linha amarela correspondendo ao projeto de ciclovia abrigado pelo viaduto da Vale e coloquei para verificar se está andando bem. Acesse o mapa nesse link.

2 comentários:

  1. Parabens professor! Seu trabalho de incentivar as pessoas e cobrar das autoridades, é sem dúvida uma atitude respeitável e admirável!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Romildo! Em primeiro, eu tento compartilhar reflexões para levar as pessoas a refletir mas não é simples. Tenho a impressão que a maioria das pessoas acreditam em coisas exageradaemnte simples tal como explicar os problemas dos ciclistas como se fosso uma verdadeira briga entre motoristas e ciclistas por exemplo e não consegue entender o problema de maneira diferente. É difícil tirar as pessoas desse estereótipo. Quando atravesso Vitória em ruas mais adequada do que as grandes avenidas eu vejo mais de 90% dos motoristas não me causam transtorno. O problema é obviamente de infraestrutura. A cidade não é construída para promover o bom convívio entre ciclistas e motoristas. Na Holanda eles trabalharam anos na engenharia da segurança no trânsito. A infraestrutura lá está muito a frente do que em muitos outros países, inclusivo a França o os Estados Unidos. Morei lá 6 meses em 99 e atravessei a cidade de Eindhoven todos os dias para ir trabalhar e nunca tive problema nenhum. Nunca tive que frear o desviar de obstáculos nenhum! Hoje eu realizo tudo que tem por trás. E como diz num comentário no facebook hoje, isso não impede os holandês de burlar a lei e de andar, todos, acima do limite de velocidade antes do radar e frear religiosamente para passar na velocidade certa no radar!! Lá porém no primeiro ou segundo dia, eu estava de bicicleta com um outro Francês e não paramos no sinal de pedestre. Fomos parados por um policial na hora para ele aplicar a multa de 50 euros se eu não estou enganado. Foi muito difícil não pagar, demos uma de migué porque era os primeiros dias. Ele aceitou mas não aceitaria duas vezes e nunca mais deixei de parar no sinal na holanda. Hoje já não é um paradigma o ciclista parar no sinal. Já se sabe que pode ser menos perigoso soltar essa regra para os ciclistas em alguns casos. Já estão liberando os sinais em Paris... As coisas mudam, não são estáticas. Na holanda eles não precisam disso porque existe ciclovia em todos os cantos!

    ResponderExcluir