domingo, 29 de janeiro de 2012

Rotas de ciclistas no Jardim Camburi

Com o avento da ciclofaixa da rua Del Maestro, temos mais uma opção para se deslocar de bike dentro do Jardim Camburi. Conheço quatro rua que podem ser usadas por ciclistas com bastante segurança para se deslocar no Jardim com acesso próximos a Orla de Camburi:


1) rua Carlos Delegado Guerra Pinto
2) rua Júlia Lacourt Penna
3) rua Alice Bumachar Neffa
4) ciclofaixa da rua Paschoal Del Maestro

Você pode ver as rotas no mapa interativo.





O problema que sobra e o acesso nessas ruas.


Não existe uma conexão segura previstas para os ciclistas entre a orla e as ruas seguras do bairros. Só tem acesso em ruas não muito seguras para ciclistas como a Carlos Martins, colocando os ciclista não especialistas em situação perigosa.


Para as duas primeiras opções, as rua Carlos D. G. Pinto e Júlia L. Penna, não podem ser acessada diretamente a partir da Orla mas podem ser acessadas passando pela Carlos Martins. Eu aconselho passar por lá só se tiver bastante experiência de ciclismo urbano ou se você andar com uma velocidade superior a trinta quilômetros por hora. Os motoristas de carro e de ônibus costumam não ser muito cooperativo nessa rua e eles querem andar muito acima da velocidade limite de 40 km/h, como se fosse um rodovia...


A terceira opção é a rua Neffa, eu não conheço os detalhes do acesso nela mas ele não é direto, precisa andar na avenida o que pode ser perigoso na hora do "rush". Não tem sinal, nem faixa de pedestre para entrar nela.


A quarta opção é a ciclofaixa. Também lá, falta infraestrutura para o acesso e a saia da ciclofaixa. Fiz um vídeo para mostrar o problema de acesso e mostrando o descaso do asfalto dessa ciclofaixa. Termino o vídeo perguntando para as autoridade se isso é a ciclofaixa acabada o se o revestimento vai ser refeito o que parece improvável porque ela já foi pintada...



4 comentários:

  1. Um pequeno progresso, mas um progresso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um progresso. Agora posso escolher entre segurança e conforto para entrar no Jardim Camburimas. Eu vou testar e talvez optar pela ciclofaixa, só não sei se minha bicicleta vai gostar!
      O conforto é nas ruas Pinto, Penna e Neffa com asfalto razoável com bastante segurança exceto na entrada e no início da Carlos Martins onde o fluxo e a velocidade dos carros são altos. Na ciclofaixa a segurança no acesso ainda precisa ser testado em dia da semana com maior fluxo de carro porque não tem sinal no início da rua Del Maestro...

      Excluir
    2. Agora a prefeitura quer tirar essa ciclofaixa. Abriu uma discussão séria para lutar para ela ou para ter uma outra alternativa.

      Excluir
    3. Só para confirmar a ciclofaixa foi apagada em março de 2012!

      Excluir