terça-feira, 7 de junho de 2011

Passeio Ciclístico "Vitória pela Sustentabilidade" 


Para se inscrever:
http://sistemas.vitoria.es.gov.br/passeiociclistico/

Trazer 2 kg de alimentos não perecível.

 

domingo, 5 de junho de 2011

Rota segura para a travessia do Jardim Camburi (para ciclistas)



Usar a bicicleta para fazer o trajeto casa-trabalho na Grande Vitória não é tarefa simples, entre outras coisas, entre outras coisas por causa da falta de conexões entre os diversos trechos de ciclovias.

No Jardim vejo muita gente da Serra se deslocando na avenida Norte-Sul. Uma avenida onde a velocidade não é respeitada, os carros atingindo frequentemente mais de 100 km/h. Em caso de acidente a probabilidade do ciclista morrer é alta com uma diferença de velocidade muito superior a 36 km/h.

A sugestão é simplesmente entrar dentro do Jardim Camburi e andar em ruas paralelas a avenida Carlos Martins. O rota que achei é a seguinte funciona para idas e voltas pois passa em ruas de mão dupla.



 A rota:

1) A partir da Orla de Camburi, entrar na Carlos Martins durante 100-150 metros. É o trecho mais perigoso mas é bem curto mesmo, vira a primeira a esquerda.
2) Pegar a 4a rua a esquerda
3) 1a a direita
4) 3a a direita
5) 1a a esquerda, perto do restaurante Fontes
6) Passa na frente da maternida Santa Paula e segue até o fim da rua
7) Vira a direita e faz o retorno antes do sinal (só para bicicleta/pedestre)
8) Vira a direita, chegando na faculda Estácio de Sá

Direção Serra:

A partir daí pode
9a) ir a direita subir para o bairro de Fátima com a nova estrada de chão passando na frente do lugar que fica cheio de lixo

9b) ou ir até o Parque da Fazendinha subindo a pé no parque, se for possível, não sei?
9c) pegar aquela subida onde tinha o antigo Cocorico's (perto do supermercado Carone)


Sugestões de melhorias futuras:

O ideal seria transforma essa rota em uma ciclorrota mas antes disso o Brasil preciso conhecer o conceito. O custo é baixíssimo mas o impacto pode ser grande. Pode compensar o problema da ciclovia da Avenida Norte-Sul que não leva a nada, só leva a avenida que é um perigo atravessar, com nenhum carro respeitando as limitações de velocidades...

Uma coisa mais rápida e simples seria colocar 3 ou 4 lombadas rápidas na avenida Dr Herwan Dewenese Wanderley para  limitar a velocidade máxima dos carros que tendem a andar muitas vezes acima da velocidade limite de 40 km/h. (Esse trecho que é frequentemente usado para desviar a avenida Carlos Martins). Algumas lombadas deveria limitar esses tipos de condutas, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas morando ali...

Links:
http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/noticia/2011/07/ciclorrota-e-opcao-para-diminuir-emissao-de-poluentes-em-sp.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/ciclorrota+comeca+a+funcionar+nesta+quarta+na+zona+sul+de+sao+paulo/n1597090710205.html


Rota segura no centro de Vitória (para ciclista)



Usar a bicicleta para fazer o trajeto casa-trabalho na Grande Vitória não é tarefa simples, entre outras coisas, principalmente por causa da falta de conexões entre os diversos trechos de ciclovia.

Uma região conhecida como muito perigosa e desagradável de atravessar é o centro de Vitória. Eu coloco uma sugestão alternativa para atravessar o centro com mais conforto, mais tranquilidade. Perde somente alguns minutos mais ganha muito em segurança. É para o sentido Vitória, direção Cariacica.


A rota passa pela praça Costa Pereira, a catedral metropolitana e contorna o parque Moscoso para na ciclovia da entrando do porto de Vitória. Precisa andar 100 metros de calçada antes de atingir a praça Costa Pereira, não achei melhor com segurança por enquanto.

Peço desculpa porque essa rota não saiu muito bem, vou tentar melhorar ela no futuro.

Caminhada ecológica em Vitória

A secretaria de meio ambiente promove(u) caminhada ecológica hoje, 5 de junho de 2011. A concentração foi as 8 horas em Fradinho



Fonte:
http://www.vitoria.es.gov.br/semmam.php?pagina=noticias&idNoticia=6111

sábado, 4 de junho de 2011

Rota segura perto do Álvares Cabral (para ciclistas)



Usar a bicicleta para fazer o trajeto casa-trabalho na Grande Vitória não é tarefa simples, entre outras coisas, principalmente por causa da falta de conexões entre os diversos trechos de ciclovia.

Uma região conhecida como muito desagradável de atravessar se situa perto da prefeitura municipal de Vitória e do clube Alvares Cabral, na avenida Mal. Mascarenhas de Moraes. Nessa rua mostrou-se (muito) complicado andar na rua porque os carros e ônibus costumam andar em velocidade acima do permitido.

Consequentemente a maioria dos ciclistas andam pela calçada para não morrer. Essa calçada foi abandona pela maioria dos pedestres devida as condições extremas de tráfego (calçada "absolutamente" esburacada). Essa região é muito usada, em particular por quem faz o trajeto Cariacica-Vitória ou Cariacica-Serra de bicicleta. Aqui oferecemos uma sugestão de rota alternativa para que o ciclista possa trafegar nas ruas sem subir nas calçadas, porém arriscado muito menos a sua vida do que na avenida Mal. Mascarenhas de Moraes. O mapa mostra essa rota com ida e volta um pouco diferente.


Como mostra o mapa, a sugestão é passar por dentro de Bento Ferreira que possui ruas com pistas mais larga do que a média de Vitória e onde a maioria dos carros andam em velocidade "razoáveis". Foi um colega de trabalho que sugeriu essa rota que ele usa para lazer. Eu testei e aprovei!

O mapa mostra o trajeto nos dois sentidos. No sentido Vitória -> Cariacica, sai da avenida principal, entrando por "dentro" no sinal logo antes do Hortomercado, após atravessar a avenida pega  1a a esquerda, 1a a direita (passa na frente da biblioteca Estadual), depois 1a a esquerda no rotatório, segue até a Leitão da Silva, vira a esquerda para andar somente 100 metros na Leitão da Silva, vira a direita, passando na frente do Debonis. Segue em frente. Tem que virar depois uma vez a direita e uma vez a esquerda. Passa o Samś club a esquerda echega na avenida Beira-Mar, um quarteirão depois do Sam's Club. Atravessa a avenida no sinal e alcança rapidamente a pequena ciclovia da avenida Beira-Mar. 

No sentido Cariacica-Vitória, o percurso precisa ser um pouco diferente para evitar contra mãos etc... A diferença é no Debonis, vira a direita, vai até o sinal, atravessa a Leitão da Silva na faixa de pedestre e entra numa rua paralela a avenida para se aproximar do ortomercado. (Eu acho que pegar diretamente a avenida a partir da Leitão da Silva é um pouco perigoso porque os carros costumam sair correndo e tem pouco espaço para os ciclistas. Após a curva o ciclistas chega em posição indelicada entre dois fluxos de carros. É muito perigoso. Pegando a ruazinha paralela a avenida, chega logo no ortomercado virando no final a direita...



Gente eu acho que vale muito a pena essa modificação. Temos que ter conforto e segurança! O que você acharam? Dessa rota? Vocês já ouviram falar de outras rotas alternativas?