domingo, 25 de setembro de 2011

(Para um mundo melhor com) a 3a ponte para os ciclistas

 No dia mundial sem carro um grupo de ciclistas subiu a terceira ponte que liga Vila Velha a Vitória (ver vídeo abaixo). Eles querem mostrar a necessecidade de ter uma ligação cicloviária entre Vila Velha e Vitória para ciclistas.

Essa ponte é a infraestura principal de ligação entre Vila Velha e Vitória. Infelizmente, os ciclistas são excluídos dessa ponte enquanto a "Grande" Vitória está  totalemente saturadas de carros, os ônibus cheios e dirigidos com baixos padrões de qualidade.

 Segundo o site http://bicicletada.org/vitoria, a Tribuna do 224 publicou a respeito dos projetos de planejamento urbano do secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas Fábio Damasceno. São apresentados projetos megalomaníacos de ampliação de avenidas e construção de novas pistas. Esse tipo de projeto vai evidentemente levar as pessoas a comprar mais carros e a Grande Vitória vai ficar mais congestionadas. Os ciclistas vão ficar ainda mais excluídos. Ao pensar a ampliação da terceira ponte foi ignorarado uma reivindicação histórica dos ciclistas da grande Vitória de uma ciclovia e apenas pensam em mais uma via para carros.

Algums autoridades da prefeitura de Vitoria podem falar que as pessoas precisam mudar seus meios de transporte, deixar o carro e andar de ônibus ou bicicletas mas diante de conjetura fica extremamente difícil isso acontecer. Quem se desloca de bicicletana Grande Vitória precisa um guerreiro para aguentar motoristas perigosos, buracos, ondulações, paralelepípedos desajeitados, falta de ciclovias e bicicletários adequados, preconceits...

Nenhum comentário:

Postar um comentário