sábado, 4 de outubro de 2014

Binários do Jardim Camburi. Tudo isso por 37,5 segundos

O bairro Jardim Camburi era um dos bairro mais fácil para se deslocar de bicicletas por ter várias ruas pequenas com baixo fluxo de carro e onde a maioria dos carros costumavam andar em baixa velocidade. Nada melhor para implantar ciclorrotas!
Infelizmente, o projeto de binárias que será implantao prevê somente o remanejamento do fluxo dos carros. Nenhuma ampliação de calçada prevista. Nenhuma ciclovia dentro do bairro, exceto uma ciclovia no final do bairro, na Munir Hillal (poderia ser pior e não ter nenhuma!).


Qual será o resultado? O motorista chegando no bairro após grandes engarrafamentos vai ganhar "37,5 segundos" nos últimos 200 metros. Parabéns! Tem que lembrar que isso vai ser um incentivo para mais pessoas usar o carro e logo essa vantagem será perdido. Em poucos tempo.

O outro lado das coisas é que isso vai permitir que carros andam em maior velocidade e isso deve aumentar o fluxo de carros nessa ruas pequenas, colocando assim os ciclistas em situações mais delicadas, mais perigosas. Alguns continuaram a andar nessas ruas, talvez alguns serão atropelados na indiferença total. Outros desistiram de pedalar por medo. Os pedestres também não terão mais nenhuma vantagem em andar em ruas pequenas lotadas de carros e voltaram nas grandes avenidas mais movimentadas. Além do desincentivo ao uso da bicicleta no bairro, as ruas mais vazias abriram oportunidades para assaltantes e a violência no bairro poderá infelizmente aumentar. É isso tudo que infelizmente que pode ser previsto.

Todo isso para 37,5 segundos? Não seria mais interessante gastar o dinheiro de outra maneira?


Nenhum comentário:

Postar um comentário