terça-feira, 1 de abril de 2014

Perfeitura de Vitrólia proíbe uso de ciclovias em dias de chuva

Os ciclistas de Vitória foram surpreendidos pela rapidez do anuncio do "perfeito" de Vitória que decidiu proibir o uso das ciclovias em dias chuvosos. O perfeito explica que essas proibições são uma compensação natural ao dia mundial sem carro e a faixa dominical que "rouba" uma faixa de carros no domingo. Essas duas intervenções estão causando muito transtornos pois nesses dias onde os engarrafamentos deveriam ser menor, a cidade continua muito engarrafada em alguns trechos. O perfeito ainda explica que isso é uma ação planejada há muito tempo pois foi justamente colocada propositalmente uma tinta lisa para fazer cair os ciclistas que passam na ciclovia. Ele justifica ainda que assim a medida de proibição é mais fácil de implantar! O perfeito que seria um aficionado de patinação no gelo teria encontrado inspiração na queda da patinadora Sila Saygi no mundial de patinação de 2012 em Nice.

A queda da patinadora Sila Saygi, no mudial de patinação que teira inspirado o perfeito (fonte: Imagem do mundo)

O perfeito anunciou também outras medidas importantes para os dias de chuva. Diante do sucesso da tinta vermelha colocada nas faixa de pedestres e nas ciclovias, ele pretende também colocar tinta vermelha nas calçadas de Vitória, especialmente, em grandes avenidas para tornar as calçadas também mais escorregadias e reduzir a quantidade de pedestres nas ruas nos dias de chuva afim de poder fechar alguns sinais de pedestres e poder "dar fluidez ao trânsito" ou seja aplicar uma medida de Traffic Wilding. Ele justifique ainda que a medida é necessária, pois nos dias de chuva, os engarrafamentos são muito maiores do que nos outros dias, assim mostrando que os ciclistas são a causa principal dos transtornos. A outra medida de desincentivo ao uso da bicicleta consiste em colocar obstáculos no fim da ciclovias como na nova ciclovia do Jardim Camburi afim de impedir ou pelo menos dificultar a saída dos ciclistas das ciclovias. O perfeito explica, não gostamos de ciclistas nas ruas. No máximo toleramos eles se permanecem colados na bordas da pista como foi divulgado na campanha "respeito todos na via". Em outros termos, os ciclistas precisam respeitar os motoristas que são donos das ruas. O ciclista tem que ficar perto da borda para não "atrapalhar" o trânsito e deixar 1,5 metro de distância para os carros e ônibus passar. É importante os ciclistas respeitar essa distância pois caso contrário acontecem acidentes.

Nova ciclovia do Jardim Camburi com fechamento de ciclovia para impedir a saída de ciclistas

As ciclovias sem fim ou sem saídas são muito comuns e mostram que essa política de mobilidade
urbana já começou há muito tempo. Podemos ver um outro caso perto do Terminal Dom Bosco.

Fim da ciclovia na av. Mal Mascarenhas de Moraes ( vista no google view)
Essa ciclovia foi pintada não só para ser mais escorregadia mas também para destacar o obstáculo final da ciclovia que acaba no meio do nada. Na ciclovia Norte Sul, a perfeitura ainda não teve tempo de fechar a extremidade que permanece ainda sem obstáculo mas como a ciclovia começa no meio do nada, ela não é prioritária pois poucos ciclistas consigam alcançar ela. Porém, lá uma obra de uma empresa parceira permitiu a desestruturação do piso absurdamentre liso da ciclovia afim de desestimular os ciclistas passando por lá. O perfeito acrescenta que não conseguimos fazer um piso mais irregular do que na ciclovia Reta do Aeroporto mas estamos em contato com o "D-nite" para saber como conseguiram fizer um piso tão irregular na ciclovia da Reta do Aeroporto.

Outra medida importante é a não implantação de bicicletários bons. As obras recentes da Perfeitura não contem bicicletários como o Novo Triângulo das Bermudas ou contem bicicletários obsoletos como na Praça Nilze Mendes Rangel no Jardim Camburi. O perfeito acrescenta que existe felizmente a definição do mobiliário urbano da lei orgânica do município que não permite a implantação de bicicletário em calçada e que está trabalhando para não desbloquear isso.

Outra medida importante é parar os ciclista a cada cruzamento para dar prioridade aos carros. A primeira implantação do "PARE" de ciclista, aconteceu na Ilha do Boi e diante do sucesso foi ampliado a os demais cruzamentos. A perfeitura ainda não conseguiu modificar todos os cruzamentos e peça ajuda dos ciclistas para saber quais cruzamentos foram esquecidos.

O perfeito relembra que a cada travessia das ruas, as ciclovia são também implantadas com desníveis que são feitos para danificar as bicicletas e fazer frear os ciclistas afim de tornar o deslocamento de bicicleta muito menos agradável, uma medida complementar das obras das Águas limpas que fizeram com que não sobrasse quase nenhum trecho de rua sem piso irregular. Segundo estudo do Instituto Indiana Santo da Branca de Neve, em princípio com essas medidas, será possível reduzir drasticamente a quantidade de ciclistas nas ruas e fazer fluir mais os carros. É uma medida muito radical usada em nenhuma cidade do mundo. No entanto, as simulações que fizemos nos mostram que isso vai dar muito certo.

A maioria dos ciclistas que encontramos explicaram que concordam com as novas medidas pois o fluxo de veículos motorizados tem que fluir em prioridade. De fato muitos concordam que a Lei Federal da Mobilidade Urbana de janeiro de 2012 está muito equivocada ao afirmar que o transporte não motorizado é prioritário sobre todos os transporte motorizados. É o contrário que deve acontecer e os ciclistas precisam se sacrificar para ajudar os motoristas que são prioridades para o verdadeiro futuro sustentável da cidade. Um outro erro da lei é dar prioridade dos serviço de transporte público sobre o transporte individual.

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