quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Bicicletas elétricas são regulamentadas pelo CONTRAN!

Finalmente o CONTRAN regulamentou as bicicletas elétricas, também chamadas de e-bikes.

A norma adotada consiste numa bicicleta com a seguintes caraterísticas:
- potência máxima de 350W
- velocidade máxima de 25 km/h
- sistema pedelec (funcionamento do motor somente quando o ciclista pedalar)
- dois retrovisores
- indicador de velocidade
- campainha
- sinalização noturna dianteira, traseira e lateral


O sistema pedelec: pedalar aciona o motor (fonte: electric bicycle guide)


Além disso, o uso do capacete é obrigatório.

A norma adotada é muito parecida com a norma Europeia. A principal diferença é a potência que é maior do que na Europa onde é limitada a 250 W. Porém, lá está sendo discutido passar essa norma para 350 W, justamente para permitir velocidade mais razoáveis em subidas. O Brasil acertou ao antecipar a provável futura norma Europeia. A velocidade máxima de 25 km/h permite uma coabitação harmoniosa entre usuários das duas modalidades de bicicletas, as convencionais e as elétricas.

Essa notícia é bastante positiva pois ela obriga o ciclista a pedalar e portanto pode tirar pessoas do sedentarismo o que já defendi num outro artigo intitulado em defesa do sistem pedelec. Tem que notar que nos Estados Unidos foi adotado um outro modelo de bicicleta elétrica que se assemelha a um ciclomotor pois a bicicleta pode ter acelerador de punho e o ciclista pode se deslocar sem pedalar e permanecer sedentário. Eu já discuti as diferenças entre o modelos europeu e americano no artigo "a epopeia legislativa das bicicletas elétricas" onde também explico um pouco da história das e-bikes, a proibição pelo CONTRAN em 2009, a polêmica no Rio de Janeiro que teve um impacto midiático grande no Brasil etc...

Além de ser boa para a mobilidade urbana e de não poluir o ar da cidade, as bicicletas elétricas podem ter um efeito positivo em termo de saúde pública ao tirar mais pessoas do sedentarismo.
Um outro ponto interessante se refere as vendas de e-bikes que mostram que o sistema pedelec europeu vende mais do que o modelo americano. Eu tenho uma pequena ideia a esse respeito. Eu acredito que quem faz esforço físico é mais feliz pois ele gera endorfina que aumento o bem estar e diminui o estresse. Assim ao ver uma pessoa feliz, as pessoas querem saber o segredo: a bicicleta elétrica!

Com as altas temperaturas que conhecemos aqui, a bicicleta elétrica é também uma boa opção para quem não pedala por causa do suor. Com a bicicleta elétrica é possível pedalar de maneira mais suave sem perder muita velocidade. Eu já andei bastante de bicicleta elétrica e eu costumava pedalar bem leve de manhã para evitar o suor e na volta do trabalho, eu pedalava mais forte para me divertir e tomava banho depois chegando em casa!

Ainda uso esporadicamente minha bicicleta elétrica que segue o modelo europeu e gosto de me divertir nesses dia ao pedalar cantando ou assoviando canções o que acho muito divertido. É uma coisa que não consigo fazer de bicicleta convencional por causa da necessidade de respirar com maior intensidade!

Fonte:
http://blogs.odiario.com/sportcars/2013/12/16/bicicletas-eletricas-sao-regulamentadas-pelo-contran/

A norma por ser obtida por extenso nesse link:
http://www.lex.com.br/legis_25174467_RESOLUCAO_N_465_DE_27_DE_NOVEMBRO_DE_2013.aspx

2 comentários:

  1. Oi, Td bem Emmanuel.
    Venho lendo seu blog faz um tempo e estou muito interessado em comprar uma ebike. Mas minha maior dúvida ainda antes foi sanada, será q pode me ajuda.?
    Gostei da idéia do sistema pedelec, mas ele da um auxílio legal em subida ou mais serve para aguentar o peso da própria bike? Em uma subida o esforça n acaba sendo semelhante ao de uma bike Comum?
    Obrigado desde já.

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    1. Se a bike tem uma potência de 350W ela vai ajudar bastante na subida sim. A norma adotada pelo CONTRAN em termo de caraterística do motor é muito boa pois ela corresponde a norma em preparação na Europa! Lá a norma atualmente ainda é de 250W. Eles perceberam que seria interessante aumentar essa potência para 350W para poder fazer as subidas com mais agilidade.
      Só para ter uma ordem de ideia. Só uma pessoa treinada consegue desenvolver durante um tempo razoável (alguns minutos), uma potência de 250W. 350W já é para muito raro. São competidores de bom níveis. No tour de França a potência dos melhores durante os contrarrelógio é de 450W. Você pode ver isso num artigo do blog intitulado "Potência de um ciclistas do prólogo do tour de France" (fácil de achar no google).
      Tem que anotar que os motores que tem a mesma rotação que a roda podem desenvolver uma potência menor do que a sua potência nominal, pois em baixa rotação a eficiência cai.
      Se tiver muitas subidas no seu trajeto, seria interessante ter uma bicicleta elétrica com o motor com relação de redução interna de marchas pois este permite guardar uma boa rotação do motor mesmo a baixa velocidade e permitir subir ladeiras mais inclinadas do que num motor que gira junto com as rodas.

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