Voto da lei das sementes suicidas é adiado
O Brasil passou perto de uma catástrofe hoje ao ser adiado o voto de uma lei sobre as sementes suicidas. O projeto de lei prevê a descriminalização das tecnologias genéticas de restrição de uso de variedade sobre para "plantas biorreatores". Isso significa que está as sementes (suicidas) estão bem liberada. Essas sementes de próxima geração não germinam, ou seja, o agricultor não pode guardar sementes para replantar. Existe um outro projeto de lei 5575/2009, de autoria de Cândido Vaccarezza (PT-SP), aparentemente mais perigoso que estenderia o uso das sementes suicidas parra toda as plantas.
Segundo o artigo inglês do wikipedia sobre as sementes suicidas, 80% dos agricultores brasileiros usam sementes recoltadas para replantar. Isso não seria mais possível com essas sementes. É um problema social gravíssimo.
Vocês podem assinar um abaixo-assinado contra essa lei no change.org.
Segundo esse artigo do Instituto Humanitas Unisinos, o objetivo é "promover dependência e impedir que se usem sementes sem pagar pela patente". Ainda segundo esse artigo, as empresas que desenvolvem essa técnica chegaram a ter folhetos de propaganda dizendo que um dos objetivos era fazer com que os agricultores do terceiro mundo deixarem de utilizar suas sementes obsoletas! O objetivo é claro acabar com as sementes crioulas que podem ser replantada safra após safra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário