sábado, 29 de setembro de 2012

legalização das bicicletas elétricas: a epopeia legislativa continua!

A epopeia da legalização das bicicletas elétricas continua. Viva Brasil! O jornal O Globo publicou um artigo sobre as ameaças da procuradoria regional da república para a prefeitura do Rio e das bicicletas elétricas que foram autorizadas no Rio por decreto do prefeito Eduardo Paes após um incidente que relatei em outro artigo do blog (epopeia das e-bikes). Essa luta parece mais uma luta ideológica do que de direito.




foto de bicicleta elétrica no wikipedia


Vejo uma luta estúpida para impedir o desenvolvimento das bicicletas elétricas. Essa luta retrógrada começou com uma maldita resolução de um órgão executivo que decidiu que poderia legiferar e tomou uma decisão totalmente estúpida e contrário a o bom senso enquanto já existem normas lá fora há muito tempo. Era só copiar uma norma disponível. O trabalho era zero! Mais estúpido ainda é uma norma obsoleto como essa que se tornam superior a uma lei, um decreto. Isso é totalmente inadmissível. Além disso podemos imaginar que existe uma luta de forças ocultas para barrar as bicicletas elétricas. É mesmo bem patético!

Precisa verificar se não houve alguns problemas nessa procuradoria da república? Como pode acontecer uma coisa tão estúpida. Há uma tentativa de recuperação política? Pelo amor de Deus, as e-bikes já foram definidas há muito tempo nos outros países desenvolvidos. A Europa que conta não sei quantos países já definiu uma norma para as e-bikes desde 2002. Não tenho palavra para definir quem luta para impedir elas no Brasil.
Basta fazer uma norma que obrigar as pessoas a pedalar em e-bike e o veículo se torna automaticamente e claramente uma bicicleta, um veículo híbrido e não totalmente elétrico. Basta usar a norma europeia e usar as novas modificações previstas nela (potência maior de 350 W em vez de 250 W para poder passar as subidas mais íngremes com maior facilidade).
A própria resolução do CONTRAN define que as e-bikes têm que ter placa e o usuário uma "Autorização para Conduzir Ciclomotor" (ACC) que aparentemente nenhum DETRAN entergue!! Estúpido mesmo! Alguém já conseguiu emplacar uma bicicleta elétrica? Se eu consigo fazer isso e se eu consigo a famosa e inexistente Autorização para Conduzir Ciclomotor ou se consigo provar que o DETRAN-ES não conhece ela, vou poder atravessar a terceira ponte* de bike? Pagando como se eu fosse uma moto? só vou precisar de um apoio para evitar um atropelamento porque na subida da ponte a velocidade da e-bike seria muito baixa m comparação com os 80 km/h ali permitidos!!

* Para quem não é da Grande Vitória, a terceira ponte é a única ponte de ligação rápida entre Vila Velha e Vitória que está proibida ao ciclistas. Uma grande reclamação dos ciclistas da Grande Vitória é poder usar essa ponte de alguma maneira, por exemplo, fazendo uma ciclovia passando por baixo das vias dos carros. Ali também não existe transporte aquaviário para atravessar de bicicleta!

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